"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

NOTAS POLITICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO 2

Empresa que Cerveró opera com três sócios na Irlanda é o alvo da Lava Jato contra políticos e empreiteiros

 
 
Uma offshore sediada na Irlanda, cujos três acionistas ainda não foram totalmente identificados, é o alvo de investigações da força tarefa da Operação Lava Jato, após a decretação da prisão preventiva do ex-diretor Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró. A empresa seria uma das centrais de operação, na Europa, do grupo que Cerveró representa. Os caminhos irlandeses da grana que foi desviada do Brasil podem levar aos nomes de importantes políticos envolvidos no Petrolão - um aprimoramento bilionário daquele Mensalão que hoje só pune, de verdade, Marcos Valério, Roberto Jefferson e (por enquanto) João Paulo Cunha (que logo será terá direito à prisão domiciliar).
 
O mais tenso com a prisão de Nestor Cerveró é o presidente do Senado. Renan Calheiros é tido como o "maior padrinho" de Cerveró. Revelações comprometedoras que ele venha a fazer têm tudo para inviabilizar a fácil reeleição de Renan para a presidência do Congresso Nacional. Cerveró sentirá a "pressão da cadeia". O juiz Sérgio Fernando Moro, da 13a Vara Federal em Curitiba, decretou a prisão dele com a certeza de que dificilmente o Supremo Tribunal Federal venha a conceder um habeas corpus até o depoimento dele, previsto para fevereiro, sem data ainda agendada oficialmente. Entre 2012 e 2014, Cerveró movimentou, lá fora, US$ 27 milhões de dólares.
 
O Ministério Público Federal também acredita que são grandes as chances de Cerveró continuar preso e aderir à colaboração premiada. A crença é baseada no fato objetivo de que Cerveró está "cercado". Outras 15 delações forneceram provas concretas do envolvimento dele no esquema ligado ao lobista Fernando Baiano. Ele e Cerveró são suspeitos de receber US$ 40 milhões de propina nos anos de 2006 e 2007 para intermediar a contratação de navios-sonda para a perfuração de águas profundas na África e no México. Fernando seria ligado ao PMDB. Mas o partido nega qualquer envolvimento com ele. Claro...
 
Como o Alerta Total antecipou ontem, a turma do Palhaço do Planalto também está apertadinha com a prisão de Cerveró, que tem fortes relações em Londres (de onde veio de viagem - e não de Paris, onde políticos brasileiros costumam usar como base para lavar dinheiro). Na avaliação dos nervosos assessores próximos a Dilma, Cerveró causaria mais danos ao PMDB que ao PT. Ele tem ligação direta com um Senador (ninguém confirma que seria Renan Calheiros) e três deputados peemedebistas.  
 
Se Cerveró realmente falar, o núcleo de empreiteiros da Lava Jato vai se complicar, definitivamente.
 
Coisa feia
 
 
Operação Suíça
 
Uma equipe formada pelo chefe de gabinete da Procuradoria Geral da República e por procuradores que atuam na força-tarefa no Paraná embarcará no próximo domingo para a Suíça.
 
O objetivo analisar provas produzidas por autoridades de lá que foi o principal destino das propinas pagas pelos esquemas da Lava Jato.
 
Se derem uma passada na Irlanda, a coisa ficará mais complicada ainda...
Cris K. denunciada...
 
O promotor federal argentino Alberto Nisman denunciou nesta quarta-feira a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, pela suposta negociação de um "acordo de impunidade" com o Irã para encobrir os acusados do atentado contra a Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), que causou 85 mortes em 1994.
Em um processo com cerca de 300 páginas, Cristina foi acusada pelos crimes de "encobrimento agravado, descumprimento do dever de funcionário público e impedimento de um ato funcional".
Como é duro viver em um País onde o Ministério Público Federal tem a coragem de denunciar a Presidente da República...
 
Rainha da Sucata
 
 
Ainda no Apagão
 
A Batcaverna continua sem energia, por incompetência da AES Eletropaulo, que não cuida da poda de árvores e nem faz manutenção correta dos transformadores velhos e do horroroso emaranhado de fios de sua rede aérea.
 
Por isso, fazemos uma edição curtinha, de emergência.
 
Novamente, agradecimento ao Bar do Val, que além de uma comida e cachaça de qualidade, também colabora com energia para o leitor do Alerta Total não sofrer um completo apagão jornalístico.
 
Sem fim...
 
 
                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!
 
16 de janeiro de 2015
Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário