"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Bombas de Venina envenenando Graça Foster podem atingir Dilma e Lula - que reza por silêncio de Paulinho

O Presidentro Lula da Silva guarda uma esperança de que seu santificado nome permaneça de fora de qualquer denúncia concreta na fase de alvos políticos dos processos da Operação Lava Jato. Investigadores da Lava Jato já detectaram que emissários de Lula já negociam uma "trégua" com o "colaborador premiado" Paulo Roberto Costa, para que ele poupe Lula e Dilma em próximos depoimentos, fatalmente ao Supremo Tribunal Federal. Lula nunca esteve tão vulnerável, já que não tem mais direito a foro privilegiado. A blindagem começa a ficar atingível pela lama ácida do Petrolão. Se Paulinho fizer como Marcos Valério, no Mensalão, tudo fica como dantes no Palácio do Abrantes. Cumprir tal trato, diante de tanta pressão, será nada complicado...

Já existem provas documentais suficientes nas investigações e "colaborações premiadas" da Lava Jato para envolver os nomes do ex-Presidente Lula da Silva e da atual Presidenta Dilma Rousseff no esquema bilionário de lavagem de dinheiro desviado em contratos superfaturados entre empreiteiras e o poder público. O segundo mandato corre o risco concreto de nem começar, por causa do estouro da tubulação de safadezas do Petrolão. Esta é a avaliação que circula, de modo ainda impublicável, entre as principais lideranças políticas do Brasil, da oposição à situação.

As bombásticas revelações da geóloga de carreira da Petrobras, Venina Velosa da Fonseca, deram uma calça arriada no Palhaço do Planalto, que perdeu a Graça (literalmente). "Exilada funcionalmente" em Cingapura, depois de sofrer ameaças pessoais e contra seus filhos, a ex-gerente da área de Abastecimento da Petrobras resolveu tornar públicos, ao jornal Valor Econômico, seus e-mails para Graça Foster e toda a diretoria da empresa, advertindo sobre o sistema de corrupção que a Lava Jato trouxe à tona. O veneno de Venina contaminou o chefão Lula. Em conversa com Paulo Roberto Costa, em 2008, o agora "colaborador premiado da Lava Jato" teria feito um desabafo a Venina, apontando para o retrato de Lula na parede: "Você quer derrubar todo mundo?!".

A queda parece inevitável. O ex-Presidente permanece em seu estado de silêncio público agonizante. Sem coragem para encarar abertamente a imprensa livre (e não seus blogueiros amestrados por verbas públicas e outros dinheirinhos que sabe-se de lá de onde vêm), Lula nada fala. Ontem, no entanto, o Instituto Lula foi forçado a emitir uma nota (de imprensa) tentando desvincular o ídolo mor da seita petista daquele sujeito que (nos bons tempos) era tratado amigavelmente como "Paulinho". Na humorística alegação do IL, "o ex-diretor da petrobras Paulo Roberto Costa disse à CPMI que jamais discutiu os desvios da Petrobras com o ex-presidente Lula ou com a presidente Dilma".

Mais hilária foi a reação de Dilma Rousseff, ontem, na subida da rampa interna de um Ciep (escolão feito pelo ídolo dela, Leonel Brizola), em Itaguaí. Ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, Dilma, morrendo de dar um pezão na imprensa, ouviu de um repórter a indesejada solicitação: "Presidente, fala com a gente sobre a Petrobras". Como uma pop star de blusa vermelha, que vai ganhar um Oscar de efeitos especiais, Dilma abriu um sorriso, deu um tchauzinho e jogou um beijinho para os jornalistas. A cena seria simpática não fosse uma fuga vergonhosa de um escândalo que, se não impedir a posse para o segundo mandato (o que é pouco provável), fatalmente vai lhe causar desgaste e ingovernabilidade até um impechment político ou natural (por pressão psicológica que lhe afete a saúde).

Dilma já era! Sem nunca ter sido Presidente (para os petistas virou Presidenta e para os adversários ou inimigos não passa de uma Presidanta - o que é uma agressão imperdoável a um animalzinho tão inteligente). Na verdade concreta do maçom alemão Goethe, Dilma é a Viúva Porcina do chefão $talinácio. Para quem não tem cultura novelesca, Porcina é uma personagem de "Roque Santeiro", do falecido Dias Gomes, conhecida como "aquela que foi sem nunca ter sido". Pobre Dilma que tem a missão impossível de preparar a volta de Lula em 2018, mesmo sem saber se consegue chegar até lá politicamente inteira...

O "Cartel Tupiniquim", que comanda o governo do crime organizado no Brasil, nunca esteve tão abalado...

Higienização necessária


A nota solta pela Petrobras ontem à noite é digna de figurar como uma peça humor nigérrimo.

A empresa, que adia novamente a publicação do balanço trimestral, tenta transformar Venina em vilã.

Alega que ela foi destituída da diretoria em Cingapura, depois de ameaçar superiores de que iria fazer denúncias, caso não fosse mantida na função.

Reclama, também, que Venina guardou por cinco anos o material para agora trazer a público por ter sido responsabilizada pela comissão que investigava a contratação de obras da refinaria Abreu e Lima, para a qual ela não revelou o que está contando agora.

Nunca se sabe de nada
 

Gol contra?

As denúncias de Venina envenenaram tanto o governo que o relator da CPMI da Petrobras, deputado Marco Maia, do PT, acabou se comportando ontem como um maluco da oposição.

A Assessoria de Marco Maia soltou uma nota de imprensa pregando que as denúncias contra Graça Foster são graves e exigem investigação.

De maneira impensável para um líder petista, Maia advertiu que, se for comprovado que Graça sabia dos problemas e não tomou atitude, terá de responder de acordo com a lei, o que inclui o afastamento do cargo.

Com tal argumento, Maia vai entrar para a lista negra da Presidenta Dilma, que não aceita exonerar a amiga Graça do comando da Petrobras...

Proteção

O deputado federal e futuro senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), além de cobrar a demissão de Graça Foster, pede proteção da Polícia Federal para a geóloga Venina.

Caiado informou que quarta-feira que vem, quando o relatório da oposição for lido na CPMI da Petrobrás, será pedido o indiciamento de Graça Foster por crime de prevaricação, em função das comprometedoras declarações de Venina:

"A revelação dela atesta 100%, não só o envolvimento da diretoria, como também a missão deles que estão lá muito mais para apagar as digitais do crime do que realmente para resgatar a credibilidade da Petrobras”.

Intervenção Militar na Justiça?

A Aeronáutica anunciou ontem que abriu inquérito para apurar a denúncia de que militares da FAB (Força Aérea Brasileira) receberam propina da empresa americana Dallas Airmotive.

E agora, na inauguração do novo prédio do estaleiro de submarinos nucleares em Itaguaí, com a presença da comandanta em chefa Dilma Rousseff, o comandante da Marinha, Almirante Júlio Moura Neto, desconversou sobre o envolvimento da Odebrecht (que toca a obra da armada) na Operação Lava Jato:

"É cedo para julgamento. É preciso esperar a conclusão das investigações".

Do jeito que a coisa desanda, daqui a pouco corremos o risco de uma intervenção Militar - mas só se for contra a Justiça...

Por falar nisso...


Os Generais Enzo Peri (72 anos de idade), Juniti Saito (71) e Júlio Soares Moura Neto (70) ultrapassaram o limite de idade para o Serviço público, e já não deveriam mais estar no comando do Exército, da FAB e da Marinha.

Não bastasse estarem nos Comandos do EB, da Marinha e da FAB desde 2007 (o que agride a tradicional rotatividade de poder entre os oficiais de quatro estrelas), os três já deveriam estar fora do poder pela regra da “Expulsória” – prevista na Constituição, no Estatuto dos Militares (Lei 6880) e na Lei Complementar 97/1999.

O estranho continuísmo de Enzo, Saito e Moura Neto, além de afrontar a lei, impede a natural promoção de outros oficiais de excelente formação e grande competência ao comando das três forças.

Blindando Gabrielli

Petistas baianos ligados ao Presidentro Lula destacam que não foi imputado a José Sérgio Gabrielli nenhum tipo de crime e que em nenhum momento ele teria se furtado de comparecer três vezes ao Congresso e prestar os esclarecimentos sobre os escândalos na Petrobras.

Por isso, eles defendem que o governador eleito Rui Costa, do mesmo PT que eles, mantenha Gabrielli na Secretaria de Planejamento.

Na reforma administrativa que Rui deseja promover, Gabrielli ficaria de fora, o que vai deixá-lo sem aquele estratégico foro privilegiado para responder a eventuais broncas judiciais...

Paciência estuprada


E-mail piada que ganha viralidade no hilário mundo livre da internet:

Che Guevara estuprou sua empregada na frente de quatro amigos em sua casa durante uma reunião...
(Silêncio da esquerda)

Assessor de Gleise Hoffman foi acusado por estupro e pedofilia...
(Silêncio da esquerda)

Cid Benjamin denunciou que Lula falou que tentou estuprar um colega de prisão na cadeia
(Silêncio da esquerda)

Paulo Ghiraldelli falou que Rachel Sheherazad deveria ser estuprada
(Silêncio da esquerda)

Maria do Rosário defendeu penas mais brandas pra estupradores
(Silêncio da esquerda)


Bolsonaro é acusado de estuprador e se defende com ironia dizendo para Maria do Rosário:

"Não te estupro por que você não merece"

(O Brasil todo em alvoroço) 

Deixa Dilma continuar mamando...


Outra piada em prosa que corre solta pela web:

Uma certa manhã, Dilma, Presidenta do Brasil, ficou surpresa ao ler a seguinte notícia nos jornais:

Maria Sebastiana, uma jovem mãe brasileira, não assistida por qualquer Bolsa do governo, residente em Brasília, registra em um cartório Capital Federal seus dois filhos gêmeos, recém-nascidos: uma menina e um menino, com os nomes de Dilma e Brasil.

Honrada pelas circunstancias, Dilma decide visitar a mãe em questão, para mostrar seus agradecimentos pela decisão de dar a seus filhos gêmeos o seu próprio nome e o nome do pais que preside, pelo menos na sua imaginação.

Ao chegar na modesta residência da jovem mãe, encontra Maria Sebastiana dando de mamar (peito) para a bebê Dilma; a Presidenta reitera seus agradecimentos e pergunta para a mãe dos gêmeos:

Aonde está Brasil, o irmãozinho dessa querida esfomeada que não para de mamar?

Maria Sebastiana responde que Brasil está dormindo profundamente faz bastante tempo...

Estranhando a resposta, a Presidenta tem a ousadia de aconselhar para que a mãe desperte o garoto para que assim a Presidenta tivesse a oportunidade de vê-lo.

A resposta de Maria Sebastiana deixa a Presidenta sem fala:

- Senhora Presidenta, acho melhor não acordar o Brasil porque... se
Brasil desperta...Dilma deixa de mamar...

Tá chegando a hora...


O juízo semifinal parece cada vez mais próximo para a nazocomunopetralhada e seus parceiros de negociatas
                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

15 de dezembro de 2014
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário