"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

SUCESSÃO PEGA FOGO E AÉCIO JÁ EMPATA COM DILMA NO SEGUNDO TURNO



A primeira pesquisa presidencial Datafolha depois da Copa do Mundo, divulgada parcialmente pelo Jornal Nacional da Rede Globo na noite desta quinta-feira (17), aponta que Dilma Rousseff, candidata do PT  à reeleição, com 36% da intenção de votos e Aécio Neves, do PSDB, em segundo lugar, com 20%. Eduardo Campos (PSB) é o terceiro com 8%.
 
No levantamento anterior do Datafolha, realizado nos últimos dias 1º e 2, Dilma tinha 38%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos, 9%.
 
Somados, os adversários de Dilma acumulam 36%, mesmo percentual da presidente, que tenta a reeleição. Ou seja, confirma-se que haverá segundo turno, porque um candidato vence a eleição no primeiro turno se consegue mais votos que a soma de todos os rivais.
 
E a maior novidade da pesquisa é que, pela primeira vez, quando levado em consideração o segundo turno, Dilma e Aécio ficam empatados tecnicamente. Dilma teria 44% da intenção de votos contra 40%.
O empate seria justificado por meio da margem de erro, que aponta 2% para mais e para menos.
 
No caso da disputa entre Dilma e Campos, a atual presidente seria reeleita com sobra, sendo que ela seria escolhida após ficar com 45 % das intenções. O segundo candidato obteve 38%.
Entre terça-feira (15) e quarta (16), 5377 eleitores foram ouvidos pelo Datafolha.

25 de julho de 2014
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário