"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

PALESTINA, O SONHO ACABOU?


As explosões que abalam Gaza e Israel abafaram um ruído que potencialmente é muito mais perigoso. Refiro-me às declarações do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu de que Israel tem de se assegurar de que “não haverá outra Gaza na Judeia e Samaria” (como os judeus se referem ao território que a comunidade internacional trata por Cisjordânia e habitado majoritariamente pelos palestinos).

Mais especificamente, Netanyahu declarou:
“Acho que o povo de Israel compreende agora o que eu sempre disse: não pode haver uma situação, sob qualquer acordo, na qual nós renunciemos ao controle de segurança no território a oeste do rio Jordão” (de novo, os territórios palestinos).

Tradução, segundo David Horovitz, fundador e editor do “Times of Israel”, preciosa fonte de informação sobre a região:

“Não renunciar ao controle de segurança a oeste do rio Jordão, deve-se enfatizar, significa não dar a uma entidade palestina plena soberania. Significa não aceitar as demandas de Mahmoud Abbas [presidente da Autoridade Nacional Palestina], as demandas de Barack Obama, as demandas da comunidade internacional. (…) Essa sentença, muito simplesmente, determina o fim da noção de que Netanyahu consentiria no estabelecimento de um Estado palestino”.

Com isso, prossegue Horovitz, “torna-se fora de questão uma Palestina plenamente soberana”.
Tem razão: se já perto de impossível alcançar um acordo sobre a delimitação dos territórios nos quais os palestinos terão soberania, torna-se inteiramente inviável qualquer entendimento que lhes ofereça soberania apenas parcial, se lhes é imposto um controle de segurança feito por uma potência estrangeira que não é exatamente bem amada nos territórios.

Como a anexação por Israel dos territórios palestinos teria um preço elevadíssimo, razoável supor que Netanyahu esteja pensando em uma solução menos radical: a manutenção do status quo, em que a segurança de Israel fique mais ou menos garantida pelo muro que separa o Estado judeu dos territórios.

Funcionaria? Não, respondeu Philip Gordon, coordenador da Casa Branca para o Oriente Médio:
“Como Israel permanecerá democrático e judeu se tenta governar os milhões de palestinos que vivem na margem ocidental [do Jordão]? Como ter paz se não quer delinear uma fronteira, encerrar a ocupação e permitir aos palestinos soberania, segurança e dignidade?”.

Se pensam assim um jornalista judeu e um alto funcionário do maior aliado de Israel, imagine-se então o que pensam os árabes e aliados menos incondicionais.

Posto de outra forma, Netanyahu está desejando uma não-solução. Mais: antes de poder implementá-la, ainda tem de resolver a sua prioridade mais urgente, que ele mesmo diz que é “dar conta do Hamas”.

Não é à toa, pois, que o escritor israelense Etgar Keret escreve para “El País” que, “nos bons tempos”, conseguia produzir um texto pela paz a cada dois meses. Agora, “ao sentar-me diante do computador, não me saía nada”.

21 de julho de 2014
Clóvis Rossi
Folha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário