"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

LULA PROPÕE FIM DOS "PARTIDOS LARANJAS" E QUER PUNIR



 
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (17) que é preciso acabar com partidos “laranjas, de aluguel” e, em sua mais dura crítica ao financiamento privado de campanha, disse que a iniciativa deveria ser “crime inafiançável”.
Para o petista, é preciso realizar uma ampla reforma política, capaz de colocar fim às siglas que “utilizam seu tempo [na propaganda eleitoral na TV] para fazer negócio”. Ao defender o voto em lista, ele disse que “não pode ter deputado avulso” e que as legendas precisam definir “quem são os melhores” para disputar as eleições .

A fala de Lula ocorre mais de duas semanas depois de a presidente Dilma Rousseff, sua afilhada política, realizar a troca de dois ministros, atendendo demandas do PR, para evitar perder mais tempo de TV no horário eleitoral.
A movimentação foi intensificada depois da traição do PTB, que deixou a base governista para apoiar o presidenciável tucano Aécio Neves.
Dilma ainda cedeu ao PP cargos de direção em estatais e assegurou que o PSD terá seu espaço ampliado em eventual segundo mandato. Com as negociações, a presidente deve somar quase três vezes o tempo de propaganda de Aécio Neves, hoje seu principal concorrente na disputa.

“Vamos aproveitar a campanha para pegar assinaturas para a gente dar entrada num projeto de lei que possa mudar substancialmente a política brasileira, ter partidos mais sérios, acabar com partidos laranjas, acabar com partido de aluguel, acabar com os partidos que utilizam seus tempos para fazer negócio”, disse Lula em mais um vídeo da serie na qual fala de política para a juventude.

VOTO EM LISTA

O ex-presidente aproveitou para fazer uma defesa enfática de duas bandeiras históricas do PT para alterar o sistema político brasileiro: o voto em lista, quando o partido define os candidatos, e o financiamento público das candidaturas. “Teremos que consolidar os partidos, por isso, é preciso ter voto na lista. É o partido que tem que indicar quem são os melhores nomes e responsabilizar as pessoas. Um deputado não pode ser um deputado avulso, tem que ser um deputado do partido. Se ele trair o programa do partido, tem que ser expulso. Tem que sair porque o mandato pertence ao partido”, disse.

Lula subiu o tom ao falar das doações privadas para as campanhas. Atualmente, construtoras, empresas de engenharia e incorporadoras são as principais financiadoras de candidaturas. “O financiamento tem que ser público. É a forma mais honesta de financiar uma campanha para não permitir que os empresários tenham uma influência na eleição das pessoas”, afirmou Lula.

“Eu sou tão sectário nesse aspecto que eu acho que o financiamento privado deveria ser crime inafiançável. Não pode ter dinheiro privado. O voto vale um real, dois reais ? Que os partidos recebam o que lhe é de direito, que os partidos sejam fiscalizados e que esse dinheiro possa ser de forma transparente utilizado para que cada partido possa eleger aqueles que o partido coloque na lista e ache que seja mais importante eleger. Se não tiver reforma política, tudo será mais difícil de acontecer em nosso pais”, completou, voltando a propor a convocação de uma Constituinte Exclusiva para a reforma política.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGLula enlouqueceu? O que está acontecendo com ele? Pretende derrubar a candidatura de Dilma? Diante de suas declaração, o que se deduz é que está difícil entendê-lo.
Investe contra os partidos de aluguel, esquecido de que o PT abriga na base aliada a grande maioria deles, que são comprados com 30 dinheiros, digo 39 ministérios. Lula defende o financiamento público, mesmo sabendo que o PT é o partido que mais se beneficia do dinheiro dos empresários e banqueiros.
Quer punir financiamento privado como crime inafiançável. E depois ainda tem entusiasmo para defender o voto em lista, que é a total negação da democracia, impedindo a renovação de valores e perpetuando os caciques políticos. Resumindo: não dá para entender Lula. Para entrevistá-lo, será necessário encontrar alguém que faça tradução simultânea. (C.N.)

25 de julho de 2014
Márcio Falcão
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário