"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

NAS PESQUISAS E NAS ESTATÍSTICAS, O MAIOR PROBLEMA SÃO AS PIROTECNIAS...




A Estatística não é mentira vestida de algarismos. Este tipo de afirmação apenas contribui para desmerecer a aplicação séria de métodos estatísticos em geral.
O que existe é o mau uso das estatísticas, e não canso de dizer isso a meus alunos de graduação e pós-graduação nos últimos 20 anos: conclusões “científicas” baseadas em dados cuja origem é questionável, pesquisas de opinião eleitoral que por absoluto desprezo às suposições de inferência estatística (em nome de uma pretensa “praticidade”) não podem garantir os resultados, mudanças nas escalas dos gráficos apresentados para salientar ou esconder tendências, apresentação de percentuais sem a referência (ou apenas percentuais sem números absolutos, ou apenas números absolutos sem percentuais), entre várias outras “piroctenias”.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGO professor Marcelo Menezes Reis é Chefe do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem toda razão ao defender a estatística como ciência. E as “pirotecnias” que ele cita têm ajudado muito candidato a vencer eleição. (C.N.)

21 de julho de 2014
Marcelo Menezes Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário