"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

CPI MISTA DA PETROBRAS ENFIM APROVA QUEBRA DE SIGILO DO DOLEIRO E DE EX-DIRETOR DA ESTATAL, MAS ENTRA EM RECESSO E NÃO APURARÁ MAIS NADA



 
A CPI mista da Petrobrás aprovou na tarde desta quarta-feira, 16, uma bateria de requerimentos que inclui a quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico do doleiro Alberto Yousseff e do ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa. A aprovação foi conseguida por um acordo entre líderes do governo e da oposição que participam da CPI.
O entendimento, no entanto, não incluiu o requerimento de quebras de sigilo de grandes empreiteiras relacionadas aos escândalos da Petrobrás e potenciais financiadores de campanha, como a Queiroz Galvão, Odebrecht, OAS, Mendes Júnior e Galvão Engenharia.
O doleiro e o ex-diretor da estatal estão presos por envolvimento nas investigações da Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal.
A sessão desta quarta da CPI mista foi a última antes do início do recesso branco, que deve abranger as duas próximas semanas.

ESVAZIAMENTO DA CPI

Conforme publicado pelo Estado, alguns congressistas da base aliada e da oposição avaliam que, no segundo semestre, não será possível aprovar mais nenhum requerimento da CPI porque os políticos estarão envolvidos em suas campanhas e a comissão dificilmente terá quórum para votação. Segundo o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a investigação sobre a Petrobrás na CPI deve morrer nesta sexta-feira, 18.

Antes do início da sessão desta tarde, o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), convocou os líderes partidários para uma reunião a fim de votar em bloco dezenas de requerimentos apresentados. Em votação simbólica, foram aprovados 55 requerimentos, entre eles a da convocação de duas filhas de Paulo Roberto Costa, Shanni Azevedo Costa e Arianna Azevedo Costa.

“Nós demos o primeiro passo”, afirmou o líder do Solidariedade da Câmara, Fernando Franceschini (PR), após a sessão da CPI. O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), disse que espera receber os dados das investigações em até 15 dias e que os técnicos da CPI farão análise das apurações já feitas.

Outro bloco de 28 requerimentos que envolviam quebra de sigilo foram votadas nominalmente, para evitar, segundo o presidente da CPI, contestações judiciais.

21 de julho de 2014
Ricardo Brito e Fábio Brandt
O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário