"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de junho de 2014

CARTA ABERTA AO ABÍLIO DINIZ


 

Pois é, senhor Abílio Diniz, acabo de ler um belíssimo artigo, atribuído à sua pessoa e divulgado na Folha de São Paulo.

Qualquer ser humano, com um mínimo de bom senso, reconhece o valor de sua grandeza, capacidade e dedicação ao engrandecimento de seus negócios e, consequentemente, de nosso País.

Em determinados trechos o senhor faz colocações como: (sic)

 “.. vejo a bola rolando quadrada no País do futebol...”;

“É possível que mais gente saia às ruas do País para protestar contra o torneio do que para apoia-lo”;

“A intenção deste artigo não é desestimular ninguém a protestar”

“...o Estado Brasileiro deve urgentemente serviços mais eficientes e mais ética na gestão pública.”

E ainda, com brilhante visão comercial e realizadora, afirma que:

“Atrairemos mais recursos realizando uma copa ordeira, que revele um País dinâmico...”

“Mas a bola, afinal, vai rolar”.

“Está na hora de mostrar o nosso amor por este país - de começar cantando “sou brasileiro, com muito orgulho” e encerra-la com “we are the champions”“.

Quem se interessar pela leitura da publicação supra citada, na íntegra, é só acessar o link abaixo. Vale a pena, boa leitura, bons argumentos, colocações bem feitas, texto bem escrito.
http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/05/1452343-abilio-diniz-o-brasil-e-a-copa.shtml

Senhor Diniz, reconheço que suas colocações são sensatas, equilibradas e, em curto prazo, porém, apenas em curto prazo, produtivas.

Mas, pensando em longo prazo, certamente um perfil que o colocou, e às suas corporações, no ponto em que chegaram, sabemos que, ao mentir ao mundo que estamos bem, estamos apenas colocando a sujeira debaixo do tapete. Sabemos também que “mentira tem perna curta”.

Concordo totalmente com o senhor quando afirma que “está na hora de mostrar o nosso amor por este país”.
Porém discordo, também totalmente, de que a forma de demonstrarmos este amor é fechar os olhos para a caótica situação brasileira, ignorarmos o sofrimento de nossa gente e festejarmos algum tipo de vitória, no campo de futebol.

Considero que incentivar a população a aproveitar o momento, já que vai mesmo haver copa, é algo como dizer a um filho: - "Júnior, você não deveria ter roubado este aparelho de som, mas já que roubou, vamos ouvir musica e promover uma festa".

De que valeria o "conselho"?

Em minha visão não temos o que festejar neste momento que o País vive uma corrupção sem precedentes na historia, mas sim o que lamentar.

Temos motivos de sobra para chorar, motivos inúmeros para nos manifestar contra tudo isto que estamos vendo, vivendo e sofrendo. Não para “correr inocentemente” atrás de uma bolinha lançada em gramado superfaturado.

Senhor Diniz, sabemos que a corrupção é a forma mais cruel de crime, uma vez que subtrai violentamente do pobre, para dar ao rico.

Corruptos e corruptores são verdadeiros Robin Hood às avessas.

A classe privilegiada, em que, felizmente, me incluo, porém não no seu nível de competência, capacidade, energia, produtividade, inteligência, e patrimônio, tem algum conforto.

Ela conta com equipe própria de segurança e proteção, tem acesso à educação de qualidade em escolas particulares e no exterior, desfruta de transporte digno tais como veículos blindados com motoristas ou, no seu caso, helicóptero, possui moradia digna e cuida de sua saúde em hospitais de primeiro mundo. (Einstein, Sírio, ou mesmo no hemisfério norte).

Acontece, senhor Diniz, que isto ocorre porque nós, empresários, temos como nos defender dos impostos, absurdos, uma vez que os incrementamos no preço final de nossos produtos.

No entanto, os assalariados, trabalhadores de carteiras assinadas, que se matam no calor de suas moradas sem lajes, que madrugam para esperar por um ônibus mal cuidado, que se espremem nas filas, que vêm suas esposas e filhas assediadas, desrespeitadas e espremidas neste imundo transporte público, que deixam seus filhos em casa sem segurança e sem escola, que assistem à  morte de seus pais abandonados nos corredores dos hospitais públicos sem nada poder fazer,  estes sim, são aqueles que, na verdade, pagam com seus sofrimento toda esta conta de um governo absurdamente caro.

Pois todos nós pagamos impostos quando compramos e pegamos nossos produtos nas prateleiras.

Toda a população paga igualmente, todo o imposto está inserido ali.

Ou a empresa iria à falência, claro!

Alguém tem que pagar a conta, e é a maioria que paga ao comprar uma lata de óleo e pagar duas, uma para o próprio consumo e outra para o governo, mas que vai para os governantes.

Tenho pena de ver centenas de mães que, nos caixas de supermercados, são obrigadas a negar um saquinho de gomas às suas crianças porque não lhes sobram recursos para mais esta compra.

Tenho pena de toda este gente humilde que, sem o saber, desperdiça metade de seus insuficientes salários na forma de tributo a ser dilapidado por uma gentalha que se farta.

Esta gente sofrida, senhor Diniz, merece nossa compaixão e nosso respeito. Não nossas mentiras ao mundo através de uma comemoração pífia, vazia, sem sentido e sem significado real.

Desculpe-me a sinceridade, empresário Abílio Diniz, mas o senhor está sendo simplório e, sem que talvez o sinta, até mesmo malvado.

Em honra a esta gente humilde e em respeito à minha dignidade eu me recuso terminantemente a "aproveitar esta oportunidade" para mentir ao mundo e tirar proveito próprio de toda esta indecência.

Eu estou de luto porque estão matando minha gente e meu País.

Vou seguir sua recomendação e cantar sim, “sou brasileiro, com muito orgulho com muito amor”.

Com o orgulho de saber que não estarei contribuindo para fechar os olhos de nossa gente distraindo-os com futilidade.

E com o amor que me leva a respeitar os meus compatriotas que vejo extorquidos impiedosamente por governantes cruéis e desonestos.

O senhor é um empresário de sucesso e respeito. Homem influente. Por favor, peço-lhe que reflita, visando agir não apenas como um grande empresário, bom anfitrião e ótimo negociador, mas que procure servir a seu país nesta hora, como parte integrante da maioria.

Procure tirar um pouquinho os olhos de seu conforto e se apiede dos injustiçados, afinal, somos todos iguais e irmãos no amor.

Os estrangeiros irão entender nossa indignação, talvez parar de rir de nossa gente e quem sabe, até mesmo, passar nos respeitar como Nação.

Não tenho a honra de possuir seu contato direto, porém espero que esta mensagem lhe chegue, o faça refletir e a agir com a retidão que lhe é peculiar e que o momento exige.

A bola está quadrada sim, Sr. Diniz.

Não irei chuta-la...

Não vai rolar!

Sinceramente;

03 de junho de 2014
John Simão é Brasileiro, engenheiro e empresário em São Paulo, SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário