"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

ROLANDO LADEIRA ABAIXO

IBOPE MOSTRA QUE DILMA CONTINUA DESPENCANDO E AÉCIO NEVES JÁ COMEÇA A MOSTRAR TENDÊNCIA DE CRESCIMENTO NA PREFERÊNCIA DOS ELEITORES

Aécio Neves em recente palestra que proferiu no Rio de Janeiro
Apesar de faltar ainda um bom tempo para a eleição presidencial, todas as pesquisas feitas até agora coincidem num ponto: a popularidade da Dilma está sendo corroída. Nesta última pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira há um dado novo nada desprezível: a queda de popularidade da “presidenta” está se transformando em rejeição completa de uma fatia do eleitorado que não declara mais o voto em favor da petista.
 
Outro dado que tem de ser levado em consideração diz respeito ao fato que a própria Dilma começou patinando, quando José Serra, então candidato oposicionista, exibia algo em torno de mais de 30%. 
 
No decorrer da campanha esses números se inverteram. Mas mesmo assim no segundo turno José Serra mostrou um cacife de mais de 40 milhões de votos, total que é maior do que o capital votante do PSDB, pois inclui o voto anti-petista que parece ter crescido de forma exponencial para este pleito de 2014.
 
Neste momento olhando-se para o gráfico das pesquisas vê-se que Aécio Neves demonstra um ritmo de crescimento ainda tênue. Todavia isso se deve ao fato de que a exposição de Aécio ainda é tímida. Na medida que o Tucano, vai aparecendo mais a tendência é obviamente de um crescimento mais forte. O importante é que o gráfico aponta Aécio subindo e a Dilma descendo.
 
Note-se que na campanha passada José Serra não foi bem nem no Rio de Janeiro e muito menos em Minas Gerais. Desta feita o voto dos mineiros será majoritariamente de Aécio, enquanto no Rio de Janeiro há movimentações dentro do PMDB carioca indicando uma aproximação com a candidatura tucana.
 
No que respeita ao Nordeste, terreiro tradicionalmente do PT, a candidatura de Eduardo Campos terá peso expressivo, subtraindo milhares de votos antes concedidos ao PT, fato que mostrará um panorama eleitoral muito diferente do último pleito presidencial.
 
Face a esses números do Ibope que confirmam a queda evidente de Dilma Rousseff, constata-se que o jogo está para ser jogado e as chances de Aécio Neves são evidentes. 
 
VEJAM O GRÁFICO:
 
Clique sobre a imagem para vê-la ampliada

18 de abril de 2014
in aluizio amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário