Zalman Gradowski
(ele e sua esposa)
Ele estava em Auschwitz e trabalhava nas câmaras de gás. Ele raspava cabeças, pegava joias e fazia com que os corpos fossem para os fornos.
Ele também escreveu um diário. O diário de Anne Frank tornou-se famoso e um clássico. O seu passou despercebido. A única cópia que consegui encontrar foi um pdf. Chama-se The Literature of Destruction - Zalmen Gradowski. Ele também fazia parte da resistência secreta. Ele morreu durante uma revolta.
Sua Wikipedia é curta e praticamente não contém nada. Deve ter os nomes de sua mãe (Sarah), irmãs (Libe e Esther Rokhl), esposa (Sonia), pai e cunhado (Raphael e Wolf). Todos aquelas pessoas eram de sua família e foram gaseados por serem “impróprios”. Seu pai, dois irmãos e outra irmã foram levados, ele não sabia o que aconteceu com eles. Ele escreveu sobre todos eles na introdução de seu diário. A introdução do livro é ele imortalizando sua família e seu último desejo de que eles não sejam esquecidos.
Como sua bravura de manter este diário a salvo dos nazistas foi esquecida?
Antes de morrer, ele enterrou o livro para que pudesse ser encontrado mais tarde, quando o campo fosse libertado.
Algumas citações-
“Transmito a vocês apenas uma pequena parte do que aconteceu no inferno de Birkenau-Auschwitz. Cabe a você compreender a realidade. Eu escrevi muito além disso. Tenho certeza de que você encontrará esses remanescentes e com eles poderá construir uma imagem de como nosso povo foi morto. ”- Zalman Gradowski
“Espero assim imortalizar os nomes queridos e queridos daqueles por quem, neste momento, não posso nem derramar uma lágrima! Pois eu vivo em um inferno de morte, onde é impossível medir minhas grandes perdas. ”- Zalman Gradowski
(cópia do livro)
https://www.brandeis.edu/tauber/publications/pdfs/roskies/gradowski.pdf(sua Wikipedia)
06 de novembro de 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário