“Abusaram da boa fé do Raoni. É um cidadão, merece todo o respeito de todos nós, mas ele não fala pelos índios”, afirmou Bolsonaro.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a afirmar, nesta quinta-feira (26), que o cacique Raoni Metuktire não representa todos os indígenas do Brasil.
Em live na rede social Facebook, Bolsonaro falou sobre a avançada da idade de Raoni, que tem 89 anos:
“O Raoni está bastante idoso, com todo o respeito ao idoso, a gente vai chegar lá um dia. Não tem mais aquela… com todo o respeito ao Raoni, a idade vai pegar todos nós. Já está me pegando já, com 64 anos, Raoni é bem mais velho do que eu.”
Em seguida, acrescentou que países “cooptaram o Raoni”:
“Alguns países, chefes de Estado, pegaram o Raoni, cooptaram o Raoni. Na minha ida a Osaka, o senhor Macron queria que, juntamente com o Raoni, nós falássemos sobre a Amazônia. Eu falei: ‘Olha, respeito o Raoni, é um cidadão, mas o presidente sou eu, tem que conversar é comigo’. Aí começou o senhor Macron a ficar preocupado conosco.”
A indígena Ysani Kalapalo, também presente na transmissão ao vivo, concordou com o presidente:
“Cada tribo tem seu próprio cacique, sua própria liderança, somos 305 etnias diferentes, 274 línguas. Você acha que Raoni faz representar 305 etnias que existem no Brasil? É claro que não. Eu respeito ele, mas as ideologias dele não me representam.”
27 de setembro de 2019
renova mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário