"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

GREENWALD CELEBRA PARCERIA DO INTERCEPT COM UOL



Greenwald celebrou a adesão do UOL ao grupo de veículos da velha imprensa em ofensiva contra a Lava Jato.

O portal UOL fechou parceria com o site panfletário Intercept para publicar reportagens com base em mensagens privadas de autoridades do Brasil obtidas através da ação de um grupo hacker preso pela Operação Spoofing, da Polícia Federal (PF).

Em nota, o UOL afirma que a decisão de publicar o material “mira o interesse público”. “O UOL não cometeu ato ilícito para obter informações e pode, no entanto, publicar informações que foram fruto de ato ilícito se houver interesse público no material apurado”, acrescenta o site.

A primeira reportagem da parceria alega que o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba, teria utilizado o partido Rede Sustentabilidade como uma espécie de laranja para extrapolar suas atribuições e propor uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro Gilmar Mendes.

Em mensagens publicadas na rede social Twitter, o militante norte-americano Glenn Greenwald, editor e cofundador do Intercept, celebra a adesão do UOL ao grupo de jornais da velha imprensa em ofensiva contra a Lava Jato.

“Todos esses jornalistas – Veja, Folha, El Pais, UOL, Azevedo e outras – chegaram à mesma conclusão: o material é 1) autêntico; 2) ‘mira o interesse público'”, escreveu Greenwald ao compartilhar a matéria do novo aliado.


07 de agosto de 2019
renova mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário