"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 9 de março de 2018

APANHADA EM FLAGRANTE VAZAMENTO, DEFESA DE TEMER REAGE AO CERCO DE BARROSO



Temer agora se diz vítima de “ativismo” do Judiciário
A defesa de Michel Temer planeja reagir ao que considerou uma ofensiva do ministro Luís Roberto Barroso, que mandou abrir as contas bancárias do presidente e apurar suspeitas de vazamento de informações do inquérito que conduz no Supremo Tribunal Federal. Após dizer que os dados apontados pelo ministro foram encontrados no site do STF, os advogados questionarão o sigilo da investigação, argumentando que o presidente tem o direito de saber o que há contra ele.
Embora o Palácio do Planalto tenha prometido apresentar os extratos bancários de Temer, seus advogados também pretendem discutir a legalidade da ordem de Barroso, que se estende à movimentação financeira do presidente desde 2013.
TÚNEL DO TEMPO – Temer era vice de Dilma Rousseff (PT) na época. Segundo a Constituição, argumentam os advogados, ele não poderia ser responsabilizado agora por atos anteriores ao exercício do mandato de presidente.
No Supremo, a pressão dos petistas para que o STF julgue as ações que poderiam livrar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da cadeia não constrange só a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, mas também ministros favoráveis à mudança da orientação da corte sobre prisões em segunda instância.
MESA POSTA – Consumada a derrota no Superior Tribunal de Justiça nesta terça (6), os advogados de Lula apostam tudo no habeas corpus que está à espera de julgamento pelo plenário do Supremo.
Um ministro do STF diz que o julgamento do recurso de Lula pode ampliar pressões para que o plenário julgue outros pedidos pendentes, como o do ex-ministro petista Antonio Palocci, preso em Curitiba desde 2016.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A reação da defesa de Temer é Piada do Ano, porque foi desmentida pelo jornalista Josias de Souza a alegação dos advogados. Ao contrário do que eles disseram, não obtiveram no site da Supremo a informação da quebra do sigilo. Foi vazamento, mesmo. (C.N.) 

09 de março de 2018
Daniela Lima
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário