"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

RESULTADO DE 3 A 0 JÁ ERA ESPERADO, A SURPRESA FOI A PENA DE PRISÃO TER AUMENTADO


Resultado de imagem para lula envelhecido
Lula tentou ser otimista, mas existiam provas
Já se esperava que os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) condenassem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira, dia 24, no caso triplex. Esta é a maior derrota de Lula na Operação Lava Jato, e está respondendo a mais seis processos e duas denúncias. 
Em julho do ano passado, o ex-presidente havia sido condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, na 1.ª instância, a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. A sentença do magistrado foi confirma pelo Tribunal da Lava Jato nesta quarta-feira e a pena foi aumentada para 12 anos e um mês.
PROVAS RESISTIRAM – O desembargador João Pedro Gebran Neto, primeiro a votar, aumentou a condenação do ex-presidente por corrupção e lavagem de dinheiro para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado. O desembargador Leandro Paulsen, segundo a votar, acompanhou Gebran Neto, e também deu 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado para o petista. O desembargador Victor Laus foi o último a votar. Ele foi didático ao afirmar que “as provas resistiram ao contraditório. Há provas testemunhais, há provas documentais e ainda há as colaborações de ex-dirigentes da OAS”. Tudo, segundo Laus, contribuiu para confirmar a existência dos crimes.
Esta foi a 24.ª apelação julgada pela Corte federal contra sentenças da Operação Lava Jato. A condenação de Lula chegou ao Tribunal em 23 de agosto do ano passado. Além de Lula, recorreram da sentença de Moro o ex-presidente da OAS, José Adelmário Pinheiro Filho – condenado a 10 anos e 8 meses de prisão -, o ex-diretor da empreiteira, Agenor Franklin Magalhães Medeiros (6 anos), e o ex-presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto, absolvido em primeira instância, mas que requer troca dos fundamentos da sentença.
O TRIPLEX E SUAS REFORMAS -O Ministério Público Federal recorreu da absolvição em primeira instância de três executivos da OAS: Paulo Roberto Valente Gordilho, Roberto Moreira Ferreira e Fábio Hori Yonamine. A denúncia da força-tarefa da Lava Jato atribuiu a Lula a lavagem de R$ 2,2 milhões. O valor corresponde ao triplex e suas respectivas reformas no condomínio Solaris, no Guarujá, supostamente custeadas pela empreiteira OAS. O processo envolveu o suposto favorecimento da construtora em contratos com a Petrobrás.
Lula sempre negou categoricamente que houvesse aceitado o imóvel da empreiteira e apelou por sua absolvição. A defesa tem reiterado que o petista é vítima de “lawfare”, o uso indevido de recursos jurídicos para fins de perseguição política.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Conforme antecipamos aqui na Tribuna da Internet, as provas eram tão abundantes que os desembargadores nem se deram ao trabalho de considerar a possibilidade de perseguição política, que só serve como Piada do Ano. (C.N.)

25 de janeiro de 2018
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário