"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

PT INSISTE EM APOIAR A CANDIDATURA DE LULA E IRÁ PARA O ABISMO JUNTO COM ELE


Resultado de imagem para charges pt
Charge do Nani (nanihumor.com)
Conforme recomendou o experiente Olivio Dutra, um dos fundadores do PT, o partido já deveria estar buscando alternativas à candidatura de Lula, mas vem acontecendo exatamente o contrário. Antes mesmo do julgamento de Lula no Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, dava entrevista para dizer que a legenda jamais aceitará uma decisão que não seja justa. “Vamos recorrer, seja qual for o resultado de hoje”, avisou a dirigente petista, acrescentando que os desembargadores estariam rasgando a Constituição, caso confirmassem a sentença do juiz Sérgio Moro, condutor da Lava Jato em Curitiba. E não deu outra coisa, a pena foi até aumentada para doze anos e um mês.
Agora, o PT pode recorrer à vontade, mas será inútil. Com o placar de 3 a 0, o candidato Lula da Silva está incurso na Lei da Ficha Limpa, tornou-se inelegível e agora só pode disputar eleição de síndico do Edifício Kentucky, em São Bernardo do Campo.
SEM PLANO B – O pior é que Lula e o PT se orgulham de não haver Plano B. Ou seja, ao invés de escolher outro candidato para disputar a Presidência com apoio de Lula, o partido continuará insistindo no nome dele, que significa a crônica de uma derrota anunciada.
A enlouquecida estratégia do PT é registrar a candidatura de Lula no último dia de inscrição, 15 de agosto, para forçar um barra e fazer com que ele apareça nos primeiros dias da campanha eleitoral pela TV, enquanto estará tramitando no Tribunal Superior Eleitoral o processo de impugnação da candidatura.
Os próprios advogados e consultores do PT admitem que Lula só poderá aparecer na TV no máximo até 12 de setembro, quando sua impugnação estará definida no âmbito da Justiça Eleitoral e seu nome cortado da lista de candidatos. Quer dizer, só aparecerá na TV durante os primeiros 13 dias da campanha, para combinar com o número do PT.
VAMOS RECORRER – Na sua ignorância jurídica, a senadora Gleisi Hoffman diz que o PT vai recorrer a todas as instâncias para possibilitar que Lula dispute a eleição.
Acontece que não existe este tipo de recurso que a presidente do PT imagina. no caso de Lula, por enquanto só existe recurso à Justiça na área criminal. Nada tem a ver com a eleição, não há como recorrer, porque ainda nem foram realizadas as convenções e escolhidos os candidatos. No momento, a defesa do ex-presidente pode recorrer ao próprio TFR-4 com embargos declaratórios, mas isto não resolve nada, é perda de tempo.
Além dos embargos declaratórios, no momento só é cabível recurso ao Superior Tribunal de Justiça, para tentar absolver Lula, mas isto também nada tem a ver com eleição e vai demorar mais de um ano até ser julgado.
JURISPRUDÊNCIA – O problema da candidatura de Lula é que a Lei da Ficha Limpa é muito clara, já existe farta jurisprudência. O fato concreto é que o candidato do PT está inelegível, não tem mais conversa. Aliás, foi o próprio Lula que sancionou a lei, em 4 de junho de 2010.
Diante dessa situação incontornável, o PT deveria ouvir Olívio Dutra e debater alternativas. Lula já era como candidato, mas é um cabo eleitoral fortíssimo, já provou em três eleições que consegue transferir votos — duas vezes com Dilma Rousseff  uma vez com Fernando Haddad, dois postes pesadíssimos de carregar.
Se o PT não acordar a tempo, vai caminhar junto com Lula para o abismo. Em 2014, a bancada petista na Câmara caiu de 90 para 70 deputados. Se os petistas não tiverem a lucidez de aproveitar a força eleitoral que Lula ainda tem,  o PT vai ser transformar em mais um partido nanico.
###
P.S. – Naquele seu estilo atrapalhado e inconfundível, Dilma Rousseff está conclamando o PT “a lutar por Lula em todos os recantos, nas ruas, nas cidades e nos campos”. Será que ela também está se referindo a “matar gente”. É sempre difícil entender o que ela e outros petistas dizem. (C.N.)

25 de janeiro de 2018
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário