"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

GILMAR ESTÁ DESMORALIZANDO O SUPREMO, MAS ACHA QUE DEU "VOTO HISTÓRICO"

Resultado de imagem para gilmar mendes charges
Charge do Pataxó (pataxocartoons.blogspot.com)
Um dia depois de a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) revogar a prisão preventiva do ex-ministro José Dirceu, o ministro Gilmar Mendes disse nesta quarta-feira, 3, que deu um “voto histórico”. O voto de Gilmar desempatou o julgamento, afastando a prisão preventiva de Dirceu. Os ministros Edson Fachin e Celso de Mello defenderam a manutenção da prisão preventiva, mas prevaleceu na sessão o entendimento firmado por Gilmar Mendes, Dias Toffoli e de Ricardo Lewandowski em sentido contrário.
“Já disse tudo o que tinha pra dizer no meu voto, ontem (terça-feira, 2). Acho até que um voto histórico”, afirmou Gilmar Mendes a jornalistas, depois de participar de uma reunião com parlamentares da comissão de reforma política na Câmara.
SEM POLEMIZAR – O ministro evitou rebater as declarações do procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, que criticou a decisão da Segunda Turma do Supremo de revogar a prisão preventiva do ex-ministro.
Dallagnol considerou a soltura de Dirceu “incoerente” e afirmou que as esperanças de que a Corte julgue com “coerência foram frustradas”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Com seu comportamento por demais expansivo, digamos assim, e por sua atração pelo holofotes da mídia, Gilmar Mendes está arrasando a imagem do Supremo. Mas ele não consegue enxergar essa realidade e acha que vai ficar na História. Seu grande risco, porém, é ser lembrado como o pior dos ministros, batendo Lewandowski e Toffoli, que disputam com ele o cobiçado título. Antigamente se dizia que essas pessoas não têm “Simancol”, hoje em dia eu não sei mais como classificá-las(C.N.)

03 de maio de 2017
Deu no Correio Braziliense(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário