"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

EIKE BATISTA NÃO TEM COMO PAGAR SUA FIANÇA E TERÁ DE VOLTAR PARA A CADEIA


Resultado de imagem para fernando martins advogado de eike
Advogado de Eike vai recorrer da decisão do juiz
A defesa do empresário Eike Batista diz que ele não tem como pagar a fiança de R$ 52 milhões determinada nesta terça-feira pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. Segundo a decisão, se Eike não pagar o valor em cinco dias úteis, ele terá de voltar a cumprir a prisão preventiva na cadeia. O advogado do empresário, Fernando Martins, diz que a decisão de Bretas é “inexequível” (impossível de ser executada) porque os bens de Eike estão bloqueados.
“É inviável, uma decisão inexequível. O juiz Bretas se excedeu um pouco, primeiro pelo valor (da fiança). Nós vamos entrar com um pedido de reconsideração ao próprio Bretas e com um recurso na segunda instância (Tribunal Regional Federal da 2ª Região). Todo o restante do patrimônio de Eike já está bloqueado, por decisão de outra vara” – disse o advogado.
EM OUTRA AÇÃO – Ele se refere a uma decisão da 3ª Vara Federal Criminal do Rio, de setembro de 2014, que determinou o bloqueio, apenas em contas bancárias, de mais de R$ 117 milhões do empresário. A decisão foi tomada no processo a que Eike responde por manipulação do mercado financeiro e uso de informações privilegiadas.
O advogado do empresário espera que seu recurso seja analisado ainda antes do prazo dado por Marcelo Bretas para o pagamento da fiança.
“Como é impossível ele pagar por estar com tudo bloqueado, na prática esta decisão determina o retorno dele para o presídio, o que já havia sido revogado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada” – diz o advogado.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Conforme já havíamos informado aqui na Tribuna da Internet, a situação de Eike é especialíssima. Está cheio de dívidas, que diz não ter condições de pagar. Seu advogado vai recorrer e pedir redução da fiança, mas é apenas para garantir algum tempo de prisão domiciliar para o cliente. Se Eike quiser pagar a fiança, é claro que os credores vão impugnar e exigir que o dinheiro seja usado para quitar dívidas, e não tem juiz ou tribunal que não aceite esse argumento. O caso de João Santana e Mônica foi diferente, porque tinham dinheiro para a fiança e não havia credores atrás deles. (C.N.)

03 de maio de 2017
Miguel Caballero
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário