"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 13 de março de 2017

EMILIO ODEBRECHT, QUE ARMOU O ESQUEMA COM O "AMIGO" LULA, DEPÕE AO JUIZ MORO


Resultado de imagem para emilio odebrecht
Emílio forçou a delação para salvar o filho
O patriarca do grupo Odebrecht, Emílio, depõe nesta segunda-feira ao juiz Sérgio Moro a partir das 9h30min, como testemunha de defesa do filho Marcelo Odebrecht. Emílio foi um dos responsáveis por coordenar junto com os advogados as negociações com o Ministério Público Federal da maior colaboração da história, vai falar pela primeira vez ao juiz da Lava Jato em Curitiba por meio de videoconferência com a Justiça Federal em São Paulo.
Marcelo Odebrecht, preso desde 2015 na Operação Lava Jato, arrolou como testemunhas outros ex-executivos da empresa como o atual presidente do grupo empresarial, Newton de Souza, e os ex-executivos Pedro Novis e Márcio Faria. Todos serão ouvidos por Moro.
Ligados à cúpula da empreiteira, eles vão depor na ação penal da Lava Jato em Curitiba na qual o ex-ministro Antônio Palocci (Fazenda e Casa Civil/Governos Lula e Dilma) é acusado de atuar para favorecer os interesses da Odebrecht junto ao governo federal na contratação de sondas de exploração do pré-sal com a Petrobrás.
OUTROS DEPOIMENTOS – Na parte da manhã, também será ouvido pelo juiz da Lava-Jato o ex-ministro da Justiça no governo Dilma, José Eduardo Cardozo, arrolado como testemunha de defesa de Palocci. Além deles, outras duas pessoas chamadas pela defesa do ex-assessor de Palocci Branislav Kontic depõe pela manhã.
Na parte da tarde, a partir das 14h, será ouvido o vice-governador do Rio, Francisco Dornelles, arrolado também como testemunha de defesa de Palocci, e outras sete testemunhas arroladas por demais réus da ação penal. Dornelles irá depor por vídeoconferência do Rio.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Emílio Odebrecht, que nem era réu, entrou na delação para obrigar o filho a aceitar o acordo de colaboração com a Lava Jato. Na verdade, quem armou o esquema de corrupção com Lula foi Emilio Odebrecht, que então presidia a empresa. Seu filho Marcelo deu seguimento ao lance e depois seguiu em frente também no governo de Dilma Rousseff, aquela que não admite corrupção de nenhuma espécie, como a personagem Soninha Toda Pura, do dramaturgo Ilclemar Nunes(C.N.)


13 de março de 2017
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário