"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 14 de janeiro de 2017

VIAGEM DE MENDES COM TEMER PROVOCA BUCHICHOS MALDOSOS NA INTERNET

Barra de S. Miguel, AL - A questão aqui é se é ético ou não o ministro Gilmar Mendes, do STF, pegar uma carona no avião presidencial que levou Temer para Lisboa, onde os dois participaram do velório do ex-presidente Mário Soares. A viagem não seria tão criticada se o ministro não estivesse envolvido no processo que decidirá este ano se a chapa Dilma/Temer cometeu abuso de poder político e econômico nas eleições de 2014. Caso as denúncias sejam confirmadas, o presidente pode ser cassado e novas eleições serão convocadas. Questionado, o ministro já contra-atacou. Disse que não via na viagem nenhum ato espúrio nem conflito de interesse. Com essas declarações acusa que as críticas já o incomodam.

A verdade é que soa muito estranho que Mendes tenha compartilhado a viagem com Temer a Portugal. Excetuado o exagero, seria a mesma coisa de Sérgio Moro aceitar um convite de Marcelo Odebrecht para uma solenidade no exterior no avião da sua empresa, depois de confirmadas as suspeitas de que o magnata das construtoras do Brasil estivesse envolvido em fraudes. Não se pode aqui levantar nenhum tipo de suspeita sobre a decisão de Mendes no julgamento que se aproxima do processo eleitoral da dupla, mas o certo é que não se sabe até que ponto esse colóquio aéreo pode influenciar numa decisão final.

Gilmar Mendes é uma peça diferenciada dentro do Supremo Tribunal Federal. Vive metido em polêmicas desde que assumiu a Corte no governo de Fernando Henrique Cardoso, de quem foi Advogado-Geral da União. Pelas atitudes ácidas contra o PT já foi identificado por seus militantes como um representante dos tucanos no tribunal. Ao contrário de alguns de seus pares dentro do STF, que se reservam ao anonimato, Mendes não tem papas na língua. Na polêmiica que envolveu o presidente do Senado, Renan Calheiro, e o ministro Marcos Mello, soltou um míssil que atingiu o colega, chamando-o de maluco. E em 2009 quase saiu aos tapas numa discussão com Joaquim Barbosa.

A viagem de Mendes no avião presidencial, pelo que se sabe até agora, não provocou nenhuma reação dentro do tribunal até porque seus colegas estão em recesso. Mas na rede social, acessada por milhões de brasileiros, essa pausa não existe. Por isso, o ministro está sendo condenado pelos internautas que desaprovam a sua viagem a bordo do avião da presidência.

Acostumado as polêmicas, Mendes não deu muita bola para o seu papel no processo eleitoral ao aceitar viajar com Temer. Mesmo sendo o responsável por definir a pauta de julgamento do Tribunal Superior Eleitoral e um dos integrantes da Corte que votará pela cassação (ou não) da chapa, ignorou a repercussão do seu ato.

Mendes pode até fazer ouvido de mercador e resistir as criticas pela viagem no avião presidencial. Não pode negar, entretanto, que o seu julgamento da chapa Dilma/Temer está agora seriamente comprometido. Se condenar vai amargar um descontentamento com o presidente, e se o absolver vai parecer coisa de conchavo. O melhor seria então era pagar do próprio bolso a viagem a Lisboa para evitar esse tipo de buchicho maldoso. Ou se considerar impedido para julgar o caso, depois desse evento desastroso que compromete seriamente o seu voto.


14 de janeiro de 2017
Jorge Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário