"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 29 de janeiro de 2017

FAMÍLIA DE TEORI ZAVASCKI TEM RAZÃO AO EXIGIR INVESTIGAÇÕES MAIS APROFUNDADAS


Resultado de imagem para avião resgatado em paraty
Afinal, quem pode garantir se foi um acidente ou um atentado?
A família do ministro Teori Zavascki teria mil motivos para não continuar com as investigações, caso não houvesse dados suspeitos. Mas o que realmente me intriga são os extremos sobre o caso: de um lado aqueles que têm certeza que não houve crime e de outro os que têm certeza que houve assassinato, isso no segundo dia. Pensamentos extremistas levam ao fanatismo e não contribuem para com o esclarecimento, porque fecham a questão. Fico impressionada com isso!
Uma coisa que sempre me inquieta são as definitivas certezas, seja de um lado, seja de outro. Isso sempre me assusta. Assisti a vários casos em que mal o crime aconteceu e já haviam”linhas de investigação incontestáveis”; todas deixaram lacunas. Prefiro não citá-las, motivos óbvios.
Não digo que o ministro foi assassinado e não digo que não foi. Prefiro uma postura digamos, mais científica. Infelizmente, precisamos de respostas imediatas. A troco de quê???
RACIONALIDADE – Sobre a relação entre ideologia e racionalidade, podemos encontrar ensaios nas obras de vários pesquisadores e estudiosos clássicos, em Sociologia, Antropologia, Filosofia e Psicologia.
Gosto muito do filósofo, musicista e sociólogo alemão T. Adorno, que se baseia na teoria do conhecimento, e sobretudo de Freud, quando afirma que ”a razão é permeada pela irracionalidade”.
Para Freud, qualquer elaboração da razão é perpassada por elementos como pensamento, memória e fantasias, e neste último quesito destacam-se as necessidades, emoções e sentimentos humanos. Por isso (entre tantas coisas), o ser humano, assim como a racionalidade, é tão complexo e contraditório.

29 de janeiro de 2017
Silvia Zanolla

Nenhum comentário:

Postar um comentário