"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 18 de dezembro de 2016

"LULA OU O FILHO SERÃO PRESOS ATÉ TERÇA-FEIRA?"



“Lula ou o filho serão presos até terça-feira”. Esta é a versão mais polêmica da onda de boatos que atinge permanentemente os ambientes apodrecidos do poder no Brasil. 
Ninguém pode garantir se acontecerá ou não o “espetáculo” de uma prisão do ex-presidente ou de algum parente muito próximo dele. 
O certo é que o cerco judicial a Lula se aperta. O cara já é réu em quatro processos. Já pode, com folga, pedir música no Fantástico. A sugestão musical? “Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão”...

Quem não deseja a prisão de Lula como “presentinho de Natal” é o Presidente Michel Temer – que esta semana posou até ao lado de Papai Noel com sua bela Marcela. 
Temer avalia que a medida extrema de tirar a liberdade do mito Lula pode ser extremamente prejudicial ao governo, na hora em que se tenta passar a imagem de estabilidade para acalmar o mercado. Temer teme as conseqüências de uma violenta reação natural da fanática petelândia...

Um grande amigo de Lula pode experimentar terríveis dissabores no cárcere. Os mesmos boateiros que especulam sobre a data do encarceramento do companheiro $talinácio também advertem que Sérgio Cabral Filho corre risco concreto de morte em seu retorno a Bangu 8, depois de uma breve temporada nas cadeias da República de Curitiba.

Especula-se que Cabralzinho poderia ser “justiçado” por milicianos que seu governo botou na cadeia ou por algum agente penitenciário revoltado por não receber salários em dia. Será que algo tão trágico pode acontecer ao encarcerado ex-governador do Rio de Janeiro?

“No Brasil, estamos vivendo um período de transição entre o poder público e atividades privadas. Reconhecemos nossos erros e aprendemos com eles. Não podemos reincidir em erros de comportamento – nem em ação, nem em omissão. Não podemos mais aceitar desvios de conduta”. 
O ensinamento não saiu da boca de nenhum cientista político. 

Quem filosofou, lindamente, foi Emílio Odebrecht, durante encontro com 250 executivos na sede da transnacional baiana, em Salvador, na sexta-feira passada (16).
Enquanto Odebrecht filosofa, ainda pt da vida com a longa prisão de seu filho, a Associação Nacional do Ministério Público solta o verbo contra Lula, sem citar o santo nome dele:
“Numa estratégia que busca, nitidamente, inverter os papéis, pessoa acusada por crimes objetiva penalizar agentes do Estado, em caráter pessoal, pelo normal e autêntico exercício de sua missão constitucional. Ao alegar de forma tardia um suposto e absolutamente inexistente abuso de autoridade, pretende-se punir o trabalho de um membro do Ministério Público Federal que cumpriu regularmente o dever e o direito de informar a população sobre os atos relativos à operação”.

A entidade representativa dos Procuradores da República condena Lula por pedir indenização de R$ 1 milhão por danos morais: “A estratégia de processar Deltan Dallagnol isoladamente, e não a União ou os membros da Força Tarefa, denota claro propósito intimidatório. Se o real propósito fosse a indenização por supostos prejuízos à imagem, o caminho natural seria acionar o Estado, diante das facilidades jurídicas desse tipo de ação quando comparada à ação contra o servidor público”.

Pela tom da nota da ANMP, dá para constatar que é enorme a torcida pela prisão de Lula... Se ela efetivamente acontecerá... Aí são outros bilhões (ou trilhões) que os corruptos roubaram no Brasil...
Releia os artigos: Propinocevada nunca mais! e Quem vence? Golpe contra Temer ou golpe temerário?

Tudo em casa


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!


18 de dezembro de 2016
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário