"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

PROCURADORIA TAMBÉM PEDE PALOCCI POR TEMPO INDETERMINADO NA PRISÃO

O DOCUMENTO INTEGRA O PEDIDO DE CONVERSÃO DA PRISÃO DE PALOCCI
O DOCUMENTO INTEGRA O PEDIDO DE CONVERSÃO DA PRISÃO DE PALOCCI, FEITO NESTA SEXTA-FEIRA, 30, DE TEMPORÁRIA (DE 5 DIAS) EM PREVENTIVA (SEM PREZO) (FOTO: MONTAGEM/ WORLD ECONOMIC FORUM/ INSTITUTO LULA/ EBC (ELE É O ÚNICO QUE RI, PORQUE AINDA ESTÁ SOLTO!...) 


Em um e-mail de janeiro de 2005 enviado por Marcelo Bahia Odebrecht – preso pela Operação Lava Jato há 1 ano e 3 meses – para executivos do grupo ele afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se disponibilizado para “ajudar a destravar qualquer dificuldade para fazer acontecer”. 

O documento em poder da força-tarefa, em Curitiba, integra o pedido de conversão da prisão do ex-ministro Antonio Palocci, feito nesta sexta-feira, 30, de temporária (de 5 dias) em preventiva (sem prezo). 
Ele foi detido alvo da 35ª fase, batizada de Omertà, acusado de receber R$ 128 milhões em propinas da Odebrecht para o PT, entre 2008 e 2013.

“Lula ficou de eleger 3 projetos e conduzir o assunto através de um grupo (Palocci, Dilma e Min. Transportes) ficando disponível para ajudar a ‘destravar’ qualquer dificuldade para fazer acontecer”
, escreve Odebrecht, em e-mail de 19 de janeiro de 2005, para 9 executivos do grupo. 

O assunto tratado era da agenda que o pai, Emílio Odebrecht, teria acertado com o ex-presidente. “Segue a agenda que meu pai repassou com Lula em sua reunião de 6ª.”

Para a Lava Jato, Palocci, que era tratado como “Italiano” nas mensagens cifradas da Odebrecht, seria um dos canais do grupo com o governo federal na obtenção de vantagens na Petrobrás – e em outras áreas de negócios -, mediante o pagamento de propinas.

“Pediu para que nós liderássemos os três projetos (acertou-se que envolveríamos outras empresas junto com a ABDIB). Ele ficou de retornar via o Italiano para nós, de como conduziríamos os próximos passos”, complementa Odebrecht, na mensagem. “(Se o italiano não retornar eu o procuro semana que vêm).”

O delegado Filipe Hille Pace, que pediu a prisão preventiva de Palocci, destaca de no e-mail Odebrecht também relata que o próprio Lula se prontificou a “destravar” qualquer dificuldade que a Odebrech tivesse “junto à estes projetos que lhe foram prometidos.”

Lula, nem a ex-presidente Dilma Rousseff, são alvos desse inquérito. O documento, segundo o delegado, foi anexado para comprovar que Palocci era interlocutor do Grupo Odebrecht em supostos negócios escusos com o governo federal.

“Marcelo Odebrecht obteve de seu pai, Emilio Alves Odebrecht, a informação de que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha ficado de escolher três projetos, possivelmente da esfera federal, para serem entregues para execução/contratação pela/da Odebrecht, tendo designado Antonio Palocci e outros para conduzirem o assunto”, interpreta o delegado.

‘Amigo’

O delegado da Lava Jato reuniu ainda um e-mail de 2014 para mostrar que “amigo do pai” seria referência ao ex-presidente Lula.

“Deve ser ressalvado que o documento investigativo foi utilizado, neste momento, apenas para expor os motivos que permitiram concluir que o ‘amigo do pai’ de Marcelo Bahia Odebrecht é Luiz Inácio Lula da Silva.”

Lula virou réu da Lava Jato em Curitiba na última semana, mas é alvo de outras apurações. 

No documento em que pediu a conversão da prisão de Palocci, Pace registrou “as novas análises – especialmente o e-mail que segue abaixo – corroboram parte da acusação criminal feita recentemente pelo Ministério Público Federal em face do ex-Presidente da República, por meio da qual lhe imputam ter se utilizado de pessoas próximas a ele para a prática dos crimes pelos quais é processado”.

Para o inquérito de Palocci, o delegado destaca que novos relatórios trouxeram dados dessa ligação do ex-ministro com Lula e que “eventuais desdobramentos e investigações a partir do conteúdo” serão repassados para investigadores da equipe da Lava Jato.

Na denúncia do Ministério Público Federal que levou Lula para o banco dos réus pela primeira vez, na 13ª Vara Federal, em Curitiba, do juiz federal Sérgio Moro, o petista é acusado de ser o “comandante máximo” da organização criminosa que teria atuado na Petrobrás, entre 2004 e 2014 – gerando um desfalque de mais de R$ 40 bilhões.

A imputação do crime de associação criminosa a Lula no esquema de fatiamento político da Petrobrás entre PT, PMDB e PP, para arrecadação de percentuais fixos de propinas em conluio com um cartel de empreiteiras, será alvo de denúncia ainda no Supremo Tribunal Federal (STF), a ser feita pela Procuradoria Geral da República (PGR)

Em Curitiba, os processos tratam sobre supostos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. (AE)


30 de setembro de 2016
diário do poder


NOTA AO PÉ DO TEXTO

Sinto certa alegria, quando vejo essa gente arrogante (agora mansa, com pele de cordeiro), pagando o preço diante de um povo que foi por anos saqueado, jogado às traças, sem saúde, educação, saneamento, segurança, emprego... Jogado ao deus dará, enquanto essa canalha enriquecia  e desfrutava de riquezas, que nos espanta a cada número revelado, a cada cifra estrondosa que os escândalos jogam na nossa cara.
Sinto certa alegria, não movida por vingança, ódio, ou quaisquer sentimentos dessa natureza... É uma alegria que nasce da esperança de que esteja acontecendo a transformação da qual nascerá um novo Brasil. 
É a alegria de ter o privilégio de assistir o fim da escuridão, de tempos sombrios que assolaram a nação, que a fraudaram, que a empobreceram e a privaram da cidadania e do respeito, que roubaram a esperança de milhões de brasileiros.
É o livramento de um povo pacato, ordeiro, trabalhador, que foi ludibriado por uma bandeira partidária fraudulenta, mistificadora, demagógica, cuja figura 'satânica', que centraliza ainda o poder e a imagem da mentira política de um grupelho, agora decadente, que caminha para a extinção.
É um privilégio assistir a esse espetáculo! 
E outras alegrias certamente virão! Pois ainda faltam alguns espertalhões, hoje travestidos de bom moço, e procurando a sombra para escapar dos holofotes, que o momento não é de permanecer no palco. Sabemos que são! E por mais força que façam para subverter o caminho da operação lava jato, não conseguirão. O caminho já está pavimentado. A nação está de olho, sentinela, aguardando que todos recebam a punição devida. Chegamos ao fim da esbórnia, da sacanagem, da esculhambação a céu aberto. Que Deus nos guarde e nos livre desse desastre.
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário