"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

EM DEPOIMENTO, PALOCCI IMITA LULA, DIZ QUE É INOCENTE E NÃO SABIA DE NADA


Resultado de imagem para palocci preso charges

Por três horas, o ex-ministro Antonio Palocci prestou depoimento nesta quinta-feira na Polícia Federal, em Curitiba, e negou que tenha beneficiado a empreiteira Odebrecht e recebido vantagens indevidas da empresa. Palocci foi preso durante a 35ª fase da Operação Lava-Jato, batizada de Omertà. O prazo de sua prisão temporária, de cinco dias, vence nesta sexta-feira, quando o juiz Sérgio Moro irá decidir se o ex-ministro será libertado.
Após o depoimento, o advogado de Palocci, José Roberto Batochio afirmou que o ex-ministro dos governos Lula e Dilma demonstrou que as acusações do Ministério Público Federal seriam improcedentes, inclusive o de pagamento de propina.
Em relação à suspeita de que o ex-ministro teria atuado pela aprovação de uma medida provisória que resultaria em benefícios tributários para a empresa, Batochi disse que Palocci teria se votado contra o projeto e pedido seu veto ao ex-presidente Lula.
VOTO CONTRA – “Como se sustenta a acusação de que ele teria trabalhado para aprovar se a Câmara registra o voto contrário?” — disse o advogado, que também refutou a hipótese do Ministério Público que atribui o apelido “Italiano”, encontrado nas anotações pessoais e troca de mensagens de Marcelo Odebrecht, ao ex-ministro.
José Roberto Batochio também minimizou os encontros que Palocci teve com Marcelo Odebrecht enquanto ocupava o Ministério da Fazenda. Segundo o advogado, Palocci tinha o dever de manter interlocução com o empresariado. Questionado se Palocci tinha um relacionamento com Marcelo Odebrecht, respondeu:
“Com o Marcelo Odebrecht e com a torcida do Corinthians e do Brasil, porque ele falava com todo o empresariado, nacional e estrangeiro, como era da sua obrigação institucional como ministro da mais importante ou de uma das mais importantes pastas do governo que é o Ministério da Fazenda” — disse.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Assoberbado, tendo de defender Lula, Mantega e Palocci ao mesmo tempo, o advogado Batochio faz o que pode. Conseguiu libertar Mantega, inventando a história de que a mulher dele estava sendo operada, mas está difícil libertar Palocci. O fato de Palocci ter votado na Câmara contra a MP da Odebrecht não significa nada, porque ele antes combinou que iria “compensar” a empreiteira com outras facilidades. Palocci é apenas mais um “consultor” do PT, igual a Dirceu, Pimentel, Delúbio, Erenice e outros que enriqueceram ilicitamente. Há dois meses, Mantega anunciou que também ia abrir uma consultoria. Agora, desistiu, mas embarca dia 8 para a Europa com a esposa “operada”. E ninguém sabe se volta, porque nasceu na Itália e tem dupla nacionalidade. (C.N.)


30 de setembro de 2016
Dimitrius Dantas
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário