"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 7 de agosto de 2016

O MUNDO EM SUAS MÃOS

Os modernos smartphones promoveram uma revolução nos costumes e colocaram o mundo, literalmente, ao alcance da mão. Para começar, ninguém fica perdido.
A pessoa é capaz não apenas de se localizar no tempo e espaço como descobrir instantaneamente como chegar a qualquer local. 
E ainda escolhendo o meio como pretende ir até o endereço. Se for numa mesma cidade, dá para escolher: a pé, de carro, de bicicleta, ônibus, metrô. 
Estou falando, claro, de cidades onde o serviço de transporte público funciona, há ruas e ainda existem áreas onde é possível caminhar com relativa tranquilidade.

Se for para viajar a outro município ou país, a comodidade é a mesma. A pessoa pode verificar se há voo, comparar preços entre as companhias aéreas e, em questão de minutos, se a conexão permitir, comprar a passagem e fazer check in na hora. 
Nesse caso, as facilidades não param por aí. Dá, também, para alugar antecipadamente um carro, após cotação entre locadoras, e receber as chaves ao desembarcar no aeroporto. Pode-se, igualmente, qualquer que seja o destino, Recife, Tóquio ou Paris, pesquisar o hotel, verificar o que há de melhor em custo e benefício - consultar a opinião de quem já se hospedou lá - e fazer a reserva.

Quem abraçou de vez a nova tecnologia dificilmente perde horas na fila de banco para pagar uma conta. Dá para resolver quase tudo com o celular na mão. Até investimento, como aplicar em títulos do Tesouro Direto, o sujeito é capaz de fazer. 
Mesmo que esteja bem longe da agência da W3 onde tem conta. Está em Nova York? Yes, you can. Londres? No problem. 
Acredite: a dificuldade maior será se você estiver lá na sua própria agência, na fila, à espera para falar com a gerente. Isso depois da dificuldade de chegar lá e de conseguir estacionar. Não tem jeito. Renda-se. A revolução tecnológica chegou para ficar.

Como não poderia deixar de ser, há as armadilhas. Hackers podem roubar seus dados e aplicarem golpe no cartão de crédito e na conta bancária. Mas eles já faziam isso antes de existir internet e smartphones. 
Uma saída é instalar um bom antivírus no aparelho e ficar sempre atento às instruções sobre segurança. Com isso, você já vai reduzir e muito o risco de ser lesado. Não há como escapar desse mundo novo. 
Então, a ordem é aproveitar o que ele oferece de bom. E olhe que, se sua internet for rápida o suficiente, não é pouca coisa!


07 de agosto de 2016

Plácido Fernandes Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário