"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 21 de agosto de 2016

JORNALISTA AJUDA A MUDAR ORIENTAÇÃO DO GOVERNO DOS EUA SOBRE USO DE FIO DENTAL


Não há comprovação científica de que o fio dental funciona















Quando o ortodontista de seu filho ofereceu ao jornalista Jeff Donn, da agência Associated Press, uma dica para uma matéria, ele teve dúvidas. 
A informação era simples: não há nenhuma evidência sólida de que o uso do fio dental realmente funciona. 

“Quando comecei a ler as pesquisas, percebi que era uma boa dica – e definitivamente a melhor que já recebi de um ortodontista”, disse Donn, que já foi finalista do prêmio Pulitzer em 2012, em entrevista ao instituto de jornalismo Poynter.
A matéria que escreveu sobre o assunto teve um grande impacto na imprensa e acabou ajudando a mudar as orientações oficiais do governo dos Estados Unidos, que antes recomendavam o uso do fio dental. 
“Por lei, as orientações do governo devem ter base na ciência, então pedi aos funcionários das agências responsáveis a documentação por trás dessa recomendação”, disse.
Depois de semanas sem uma resposta, ele fez um pedido formal de acesso à informação. Seis meses depois, o governo publicou uma nova edição atualizada das orientações, na qual a recomendação de uso do fio dental havia sido discretamente abandonada.
GOVERNO CONFIRMA – Donn recebeu no dia seguinte uma carta do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, dizendo que não havia registros científicos relevantes sobre o assunto. “No fim, esta pareceu ser uma rara ocasião em que um simples pedido de acesso à informação mudou a política do governo.”
Baseado nessa experiência, Donn recomenda que o jornalistas “questionem tudo, incluindo se sua mãe realmente ama você”.
Ele também confirmou que, apesar da descoberta, continua usando o fio dental para remover pedaços de comida presos no dente. “Mas acho que a melhor ciência indica que não estou fazendo nada de benéfico para minha saúde.”
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Vejam a que ponto chega o poder do marketing comercial. E as fábricas de fio dental, é claro, insistem em apregoar os supostos benefícios que jamais foram comprovados pela ciência(C.N.)

21 de agosto de 2016
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário