"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

APRENDA A NÃO CAIR NO "TRUQUE DO ESPECIALISTA", SEMPRE APLICADO PELA IMPRENSA


Aprenda a não cair no “truque do especialista”, sempre aplicado pela imprensa

É uma tática velha, manjada e já desmascarada algumas vezes. Mas eles não param. Então, sigamos desmascarando. Aprenda a identificar esse truque furado.

De repente, em meio a um tema em voga, surge uma entrevista com algum especialista. Ora bolas, ele é um ESPECIALISTA, então certamente sabe do que fala, certo? Nem sempre. Na verdade, bem raramente.

É comum, por exemplo, chamarem um “especialista em segurança pública” que, vamos saber depois, é na verdade sociólogo – algo próximo de um vegetariano especialista em churrasco.

Mas por que chamam esse cara? O truque é justamente esse. A imprensa, por princípio, precisa ser imparcial, de modo a exprimir opinião nos editoriais e nas colunas assinadas. Mas reportagens não podem ter nada além dos fatos. Ou… Pois é: ou OPINIÕES DOS ENTREVISTADOS.

Assim, sacam da manga aqueles “especialistas” cujas opiniões até nossas bisavós conhecem. Em muitos (muitos!) casos, aliás, é figura carimbadíssima, dessas de aparecer em tudo que é abaixo-assinado.

Aprenda, portanto, a SEMPRE DUVIDAR DOS “ESPECIALISTAS”. Sempre. De verdade. Dica: comece a fazer uma busca simples a partir de agora e perceba o quanto determinados veículos possuem viés exagerado para este ou aquele lado. Por uma dessas coincidências do destino, SEMPRE a opinião “especializada” vem de gente de uma mesma trincheira.

Chega a ser quase divertido constatar isso. Mas no fim é mesmo trágico. Ou tragicômico.

ps – a imagem em destaque deste post, que aparece nas redes, é uma imagem do economista francês Thomas Piketty, celebrado geralmente por jornalistas de esquerda e demais pessoas de viés ideológico não muito famosas pelo talento com as contas. Pois bem: ele foi refutado por um estudante e também por Bill Gates (e esse é um exemplo até mesmo NOBRE de esquerdista “especializado”; por aqui, o nível é bem mais baixo).



24 de agosto de 2016
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário