"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 28 de agosto de 2016

GILMAR MENDES AMACIA AS CRÍTICAS AOS PROCURADORES E DIZ SER FAVORÁVEL À LAVA JATO


Resultado de imagem para GILMAR MENDES NO RIO
Mendes alega que houve “um equívoco” em suas declarações
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, voltou a tecer comentários sobre a operação Lava Jato. Segundo ele, “houve equívoco” nas informações veiculadas sobre as suas declarações em relação às investigações. Embora afirme apoiar a operação, o ministro do STF voltou a defender limites à atuação de procuradores.
Mendes causou polêmica por ter declarado, no início da semana, ao dizer que era preciso “colocar freios” na conduta dos investigadores. Agora, voltou ao assunto:
“Eu não sou contrário à Lava Jato. Pelo contrário, eu tenho defendido o desenvolvimento dessas investigações. Acho que elas contribuíram decisivamente para mudanças no Brasil”, afirmou o ministro.
ABUSOS E EXCESSOS – No entanto, o ministro defendeu que “não se combate crime cometendo crime”. “Devemos observar os parâmetros legais”, declarou ele, quando questionando sobre suas posições sobre a Lava Jato. “Temos que evitar abusos e excessos, tem que evitar qualquer tipo de constrangimento ilegal”, acrescentou o ministro.
A declaração foi dada na manhã desta sexta-feira (26) no cartório da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Mendes esteve no local para tratar dos assassinatos sucessivos de candidatos a vereador na região.

28 de agosto de 2016
Deu em O Tempo
(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário