"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de maio de 2016

ESTÁ NA HORA DA JARARACA BEBER ÁGUA...


PEDIDO DE PRISÃO DE LULA JÁ ESTÁ NA MESA DO JUIZ SÉRGIO MORO



Charge do Elvis, reprodução do jornal Em Tempo


















O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, recebeu da 4ª Vara Criminal de São Paulo o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a denúncia contra ele por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do tríplex de Guarujá. Os autos foram remetidos pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira na última quinta-feira, após ela negar recursos contra a decisão na qual declinou da competência para o juízo que centraliza a Operação Lava Jato, no Paraná, proferida há mais de um mês.
A posse do tríplex reformado pela construtora OAS para Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia era investigada pelo Ministério Público de São Paulo, em inquérito decorrente do caso Bancoop, e pelo Ministério Público Federal na Lava Jato.
A magistrada entendeu que os crimes são de âmbito da Justiça Federal, por estarem relacionados ao esquema de corrupção na Petrobras. Agora, Sergio Moro decidirá se aceita a competência e se acata ou não o pedido de prisão e a acusação formal.
Lula também é investigado em outras frentes da Operação Lava Jato, cuja apuração ocorre sob o crivo do Supremo Tribunal Federal, por causa de citações a parlamentares e ministros com prerrogativa de foro privilegiado. Como a nomeação de Lula para a Casa Civil foi suspensa pelo Supremo, ele permanece sem ao benefício de foro especial.

03 de maio de 2016
José Carlos Werneck

http://lorotaspoliticaseverdades.blogspot.com/2016/05/esta-na-hora-da-jararaca-beber-agua.html

Um comentário: