"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 3 de maio de 2016

COORDENADOR DA TRANSIÇÃO EM 1992 DIZ QUE O PT FAZ "TERRORISMO BOBO"


Itamar mandou dar assistência total a Collor, lembra Hargreaves






















Coordenador da transição do governo Fernando Collor na posse do então vice-presidente Itamar Franco, após a aprovação do afastamento do presidente pelo Senado, o ex-chefe da Casa Civil Henrique Hargreaves diz ser “terrorismo bobo” as ameaças do PT e da presidente Dilma Rousseff de que não vão facilitar a passagem administrativa para um eventual governo Michel Temer. Hargreaves lembra que Itamar lhe deu a seguinte ordem: providencia tudo que o Collor precisar para se instalar.
Sobre as notícias de que servidores comissionados estariam apagando informações estratégicas dos programas do governo petista, para dificultar uma eventual transição, Hargreaves disse que quem pensa nisso desconhece o funcionamento da burocracia, onde existem técnicos de carreira muito qualificados e que são detentores das informações essenciais para o governo se instalar e começar a funcionar.
UMA BOBAGEM
Para ele, esse tipo de comportamento é “bobagem”. Como havia sido subchefe da Casa Civil no governo José Sarney, Hargreaves conhecia a máquina e teve a seu lado um corpo de funcionários efetivos que impediu “o caos”.
— Estão fazendo terrorismo bobo. Não tem nada disso. Quem fala isso desconhece a burocracia brasileira, que é muito boa, com técnicos de alta qualidade. Os comissionados vão embora e ficam os bons técnicos. Eu costumava exemplificar que na administração tem os gatos e os cachorros. Os cachorros têm fidelidade canina e são mais afeitos ao dono. Mas os gatos são os bons burocratas que funcionam bem em defesa da boa gestão, independentemente de quem seja o presidente — disse Hargreaves.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Vejam como os tempos mudaram. No governo Itamar, o amigo Hargreaves foi acusado de corrupção e o presidente imediatamente o demitiu, para que se defendesse. Quando Hargreaves provou a inocência, Itamar o nomeou novamente para a Casa Civil. Hoje, quando petista é acusado, arranja-se logo uma nomeação para que tenha foro privilegiado, como aconteceu com Lula e com Carolina, a mulher do governador Fernando Pimentel. Dá saudades de Itamar e de seu jeito simples e determinado. Foi um presidente exemplar. (C.N.)

03 de maio de 2016
Maria Lima
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário