"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 10 de março de 2016

"MINHAS MOTIVAÇÕES NÃO SÃO PARTIDÁRIAS" - DIZ MORO A EMPRESÁRIOS

CORRUPÇÃO SISTÊMICA
O JUIZ AFIRMOU ESTAR "CONSTERNADO COM O QUADRO ECONÔMICO" DO PAÍS


O JUIZ DISSE QUE "É PRECISO TRABALHAR CONTRA O QUADRO DE CORRUPÇÃO SISTÊMICO" FOTO: FÁBIO RODRIGUES/ POZZEBOM/ ABR


O juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato, afirmou nesta quarta-feira, 9, em Curitiba que as investigações não são responsáveis pela crise que vive o Brasil e negou ter coloração partidária.

"As motivações minhas não são partidárias. Nenhuma, zero, zero ligação com partidos ou pessoas ligadas a partidos", afirmou Moro.

O juiz disse ler tanta "bobagem publicada". "Outro dia vi publicado que meu pai era fundador do PSDB em Maringá. Meu pai é falecido, professor de geografia, a pessoa mais honesta que eu conheci na vida e nunca teve relação nenhuma com partido. Isso chateia."

Moro participou na noite desta quarta-feira, 9, de uma palestra no grupo de empresários LIDE Paraná, grupo de líderes empresariais. O tema do evento era "Empresas e Corrupção".

Desde que autorizou a deflagração da Operação Aletheia que pegou o ex-presidente Lula na sexta-feira, 4, Moro tem sido alvo de pesadas críticas de aliados do ex-presidente. Até a presidente Dilma atacou a Lava Jato e manifestou solidariedade a Lula.

O juiz da Lava Jato afirmou estar "consternado com o quadro econômico" do País. "Mas acho que a culpa não é da Lava Jato."

O magistrado afirmou aos empresários presentes que há "indicativos de um quadro de corrupção sistêmico" no Brasil.

"E quais são as nossas alternativas? Varrer para debaixo do tapete ou enfrentar esse problema", afirmou Moro.

O juiz disse que "é preciso trabalhar contra o quadro de corrupção sistêmico". "E isso é bom em todos os sentidos."(AE)


10 de março de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário