"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de março de 2016

ERA SÓ O QUE FALTAVA: PROJETO DO PT DEIXARÁ CRIMINOSOS À SOLTA



Charge do Newton Silva, reprodução da Charge Online





















O deputado Wadih Damous (PT-RJ) protocolou no último dia 1º o projeto de lei 4577/2016, que tem o objetivo de barrar recente decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que autorizou o Judiciário a determinar a prisão de condenados após decisão de 2ª instância, ou seja, mesmo antes de se esgotarem todos os recursos da defesa.
Ex-presidente da seção fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil e espécie de coordenador jurídico da bancada do PT, Damous apresentou o projeto 13 dias depois da decisão do STF, que sob o argumento de combate à impunidade, entre outros, alterou sua própria jurisprudência por 7 votos a 4.
Até então, a mais alta corte do país entendia que a prisão só era cabível após o chamado “trânsito em julgado” da sentença, ou seja, quando não há mais possibilidade de recurso.
O projeto de Damous coloca na lei a determinação de que terão efeito suspensivo recursos extraordinários (ao STF) e especiais (ao Superior Tribunal de Justiça) no caso de ações criminais.
REGIME DE URGÊNCIA
Segundo o petista, que pertence a um dos partidos alvo das investigações do petrolão, já há assinaturas suficientes de líderes partidários para que o plenário da Câmara aprove a tramitação do projeto em regime de urgência –nesse caso ele iria diretamente a voto no plenário, sem passar por comissões.
O texto, porém, enfrentará resistências. Setores da oposição afirmam que o objetivo da medida é proteger integrantes da legenda investigados no petrolão.
A bancada da segurança pública, que reúne mais de 200 deputados, também se declara contra. “Esse projeto tem o objetivo de perdurar a impunidade. O princípio da presunção da inocência não pode ser absoluto depois da condenação em segunda instância, ele é relativo”, afirma o 1º vice-presidente da frente, João Campos (PSDB-GO).
Um dos efeitos da decisão do STF foi a prisão na terça-feira (8) do ex-senador Luiz Estevão, condenado em primeira instância em 2006 por desvios de recursos da construção do Fórum Trabalhista de São Paulo.
IMPUNIDADE CONTESTADA
Damous diz que o argumento de impunidade na Justiça brasileira é uma “falácia”. Ele usa como argumento o tamanho da população carcerária brasileira e diz que os recursos aos tribunais superiores têm índice de aceitação de cerca de 30%. “Seriam encarcerados 30% de inocentes.”
De acordo com dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de 2014, a população carcerária brasileira é de 711 mil homens e mulheres, a terceira maior do mundo, com 280 pessoas por 100 mil habitantes. Ainda de acordo com o CNJ, o Centro Internacional de Estudos Penitenciários (Reino Unido) diz que a média mundial de encarceramento é de 144 pessoas para cada 100 mil habitantes.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Como se vê, o PT quer deixar os criminosos à solta, até a prescrição de suas condenações.  O Supremo tem errado muito, mas acertou ao mandar prender os condenados em segunda instância, como acontece no mundo civilizado, digamos assim. Mas quando o Supremo acerta, o PT quer logo mudar, para manter a impunidade de sempre. É inacreditável ver o PT procedendo assim, porque o partido foi criado sob a égide da ética e da moralidade. Como diz o ainda petista Chico Buarque, quem te viu, quem te vê… Acho que Chico, que é do bem, vai acabar desembarcando do PT, como tantos outros já fizeram. (C.N.)

12 de março de 2016
Ranier Bragon
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário