"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de março de 2016

ANDRADE GUTIERREZ REVELA QUE DOAÇÕES AO PT ERAM PROPINA DE NEGÓCIOS COM PETROBRAS E ELETRONUCLEAR

EMPREITEIRA REVELA QUE DOAÇÕES EM 2014 ERAM PAGAMENTO DE PROPINA


Executivos da Andrade Gutierrez revelaram, em seus acordos de delação premiada, que a empreiteira fez “doações legais” para campanhas do PT em 2014 como pagamento de propina, que classificaram como “comissões”, de contratos firmados com empresas estatais como a Petrobras.

Segundo a edição do jornal Folha de S.Paulo deste sábado, a AG revelou ao Ministério Público que seguiu o
 mesmo esquema de outras empreiteiras do Petrolão, que já fecharam acordos de leniência com a Lava Jato. Ou seja, vencia contratos na Petrobras e também na Eletronuclear e, em troca, pagava “comissões” ao PT na forma de “doações legais” no caixa um.

Segundo as investigações da Operação Lava Jato, as maiores empreiteiras do país formaram um cartel e dividiam as obras que cada uma ganharia na Petrobras. Em troca pagariam comissões em formas de doações por meio de caixa um para PT, PMDB e PP.

Os recursos, segundo os depoimentos feitos por executivos da Andrade na delação, eram repassados para o PT para o tesoureiro João Vacari, que nega ter recebido este tipo de recursos. Ele está preso pela Operação Lava Jato.

A Andrade Gutierrez já havia informado na delação que, no caso da campanha de 2010, ela bancou pagamentos de fornecedores da eleição da presidente Dilma Rousseff. Ou seja, bancou de forma irregular despesas da campanha da petista.

Foi revelado que a construtora pagou R$ 6,1 milhões para a agência Pepper por serviços prestados naquela eleição de 2010

A Andrade doou mais de R$ 10 milhões ao PT em 2014, mas a Folha não sabe quanto desse valor foi pago por meio de comissões de contratos feitos com a Petrobras.


12 de março de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário