"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de março de 2016

CONFIRA SE DILMA ESTÁ COM CARA DE QUEM VAI RENUNCIAR...



Dilma colocou a cara na reta para dizer que não vai renunciar
















A presidente Dilma Rousseff convocou uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 11, e em uma fala de cerca de 15 minutos fez uma forte defesa de seu mandato, disse mais uma vez que não renuncia, disse que “teria orgulho” de ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ministério, mas não quis confirmar se fez o convite a ele. Dilma fez ainda um apelo por manifestações sem violência no próximo domingo. “Pelo menos testemunhem que eu não tenho cara de quem vai renunciar”, pediu Dilma aos jornalistas.
A presidente disse, ainda, que ninguém tem direito de pedir a renúncia de um presidente eleito pelo povo, que renúncia é um ato voluntário e afirmou que aqueles que estão sugerindo que ela abdique do cargo é por que sabem que não há motivo para que o pedido de impeachment contra ela prospere.
“Por interesses políticos de quem quer que seja, por definições de quem quer que seja, eu não sairei desse cargo sem que haja motivo para tal”, afirmou. “Solicitar a minha renúncia é reconhecer que não há base para impeachment.”
SERIA UMA OFENSA
Questionada se já havia pensado na possibilidade de renunciar, Dilma disse: “nunca, nunca” e afirmou que isso seria até uma ofensa. A presidente citou a citou a época da ditadura, lembrou de ter sido presa e disse que é preciso preservar as conquistas da democracia.
“Eu fui presa, torturada, e eu tenho respeito pelo povo brasileiro pelo voto que me deram. Acredito que represento o povo brasileiro, que não é resignado, mas lutador e combatente”, afirmou. “Aqueles que pretendem a minha renúncia deviam proceder de acordo com a Constituição”.
INDEPENDÊNCIA DOS PODERES
A presidente afirmou também que a Constituição garante a independência dos poderes e o respeito aos cidadãos e que “se desrespeitarem o direito de uma presidente, desrespeitarão o direito de todos os brasileiros”.
Dilma disse que “é impossível” aqueles que conhecem sua trajetória achar que ela se resignaria “diante de desrespeito à lei”. “Acham que estou com cara de que está resignada? Eu não estou resignada diante de nada e não tenho essa atitude diante da vida.”
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Antes da entrevista, Dilma estava furiosa no Planalto, porque a jornalista Mônica Bergamo, que tem muitas fontes na cúpula do PT, publicou na Folha que a presidente já estaria resignada com a possibilidade de deixar o poder antes de 2018. Dilma xingou, gritou e esbravejou, depois mandou o ministro Edinho Silva convocar os jornalistasComo dizia Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe. (C.N.)

12 de março de 2016
Carla Araújo e Tânia Monteiro
Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário