"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

SEXTA FASE DA OPERAÇÃO ZELOTES TEM GRUPO GERDAU COMO ALVO

UM DOS MANDADOS É CONTRA ANDRÉ GERDAU, PRESIDENTE DO GRUPO

ANDRÉ GERDAU SUCEDEU A JORGE GERDAU, NO COMANDO DO GRUPO.

A sexta fase da Operação Zelotes foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (25), no cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão e 20 de condução coercitiva (quando a pessoa presta depoimento na delegacia e depois é liberada), mas nenhum de prisão. Um dos alvos deste 6ª fase é o grupo Gerdau.

Umdos mandados de condução coercitiva é contra o presidente do Conselho do Grupo Gerdau, André Gerdau. A PF esta nos endereços da empresa cumprindo mandados de busca. Segundo a PF, o grupo Gerdau, que possui operações industriais em 14 países, celebrou contratos com escritórios de advocacia e de consultoria, que agiram de maneira ilícita manipulando o andamento do processo. O grupo de lobistas continuou atuando mesmo após a deflagração da operação em março do ano passado, segundo as investigações.

A Zelotes investiga fraudes em julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), do Ministério da Fazenda. A Polícia Federal também tem mandado para cumprir duas oitivas com pessoas que já foram presas na Zelotes e estão no presídio da Papuda, em Brasília.

A suspeita é que o grupo Gerdau tenha tentado interferir Carf no pagamento de multas que somam R$ 1,5 bilhão. Os mandados são cumpridos em quatro estados – Rio Grande do Sul, Rio d Janeiro, São Paulo e Pernambuco – e também no Distrito Federal. Um dos mandados de busca e apreensão em Brasíia estão sendo cumpridos em escritórios da Gerdau, no SIA, Setor 1, lotes 1610/1640.

A Zelotes foi deflagrada há um ano, em março de 2015. Inicialmente, a operação apurava o esquema em que, segundo a polícia, empresas atuaram junto a conselheiros do Carf para que multas aplicadas a elas fossem reduzidas ou anuladas.

Há ainda outros dois desdobramentos da Zelotes em curso. Um deles, apura pagamento à LFT Marketing Esportivo, empresa de Luís Claudio Lula da Silva, filho mais novo do ex-presidente Lula, pela Marcondes e Mautoni, por uma das consultorias acusadas de envolvimento na compra de decisões no Carf e de normas. Ele recebeu R$ 2,5 milhões da empresa, segundo a PF, para copiar e colar informações da internet. Luís Claudio diz que fez consultoria de marketing esportivo. Outra investigação é sobre suposto lobby da Marcondes para a compra de caças pelo governo Dilma.



25 de fevereiro de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário