"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

SANTANA COMPLICA DILMA E HADDAD NA JUSTIÇA ELEITORAL




Dilma perde o principal orientador e se enrola no TSE











As revelações feitas pela Operação Acarajé, a mais recente fase da Lava Jato, têm potencial para turbinar a investida da oposição contra a presidente Dilma Rousseff no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e complicar o caminho do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), rumo à eleição municipal deste ano.
Desde o início da ação no TSE, proposta pelo PSDB ainda em 2014, os adversários de Dilma e do PT contavam com eventuais descobertas da investigação para reforçar a tese de abuso do poder econômico na campanha eleitoral que reelegeu a petista. Nesta segunda-feira, 22, ela vieram: a Lava Jato diz que o marqueteiro João Santana recebeu no exterior dinheiro desviado da Petrobrás para fazer campanhas eleitorais dos petistas.
Santana foi o responsável pelas campanhas vitoriosas de Lula, em 2006, de Dilma, em 2010 e em 2014, e de Haddad, em 2012.
RECURSOS ILÍCITOS
Apesar de os petistas alegarem desconhecer a maneira como o partido pagou o marqueteiro nessas campanhas, ficará difícil para eles – e para o TSE – negar o desequilíbrio econômico das disputas e sua contaminação pelo uso de recursos ilícitos se ficarem comprovadas as suspeitas da Lava Jato.
Na semana passada, o Brasil foi informado de que o juiz Sérgio Moro compartilhou com o TSE provas obtidas pela Lava Jato referentes ao uso de dinheiro ilícito em campanhas do PT e a Lava Jato bateu na porta no Planalto. Com as revelações desta segunda-feira, pode-se dizer que a porta foi definitivamente arrombada.

23 de fevereiro de 2016
Alberto BombigEstadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário