"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

CACETE PRA TODO LADO!!!

FALSOS PALADINOS

Delatores mentirosos e covardes entraram no jogo político sujo contra Renan Calheiros. Com eles o formidável time dos deslumbrados paladinos de meia pataca do Ministério Público. A disputa é colossal, cretina e medonha para ver quem é mais leviano, torpe, canalha covarde e irresponsável. Dedurando, falando ou escrevendo. 
 Se veículo de imprensa que acusa sem provas, o repórter e o colunista infames, o acusador que descaradamente diz que não tem provas, ou, ainda, os raivosos adversários de Renan Calheiros, que usam o noticiário mentiroso, venal e requentado para ganhar migalhas do noticiário. 
 Ao lado de toda esta canalhice e cinismo, transborda o oceano de cartas de leitores, onde navegam estafetas dos acusadores ou, simplesmente, ingênuos e desavisados. Afinal, parte desses brasileiros acredita na máxima nazista: mentiras repetidas várias vezes, tornam-se verdades.


Boçal e mal educado
A meu ver, Rodrigo Janot não cumprimentou Eduardo Cunha na solenidade no STF, porque é mal educado, ressentido, prepotente, arrogante , vingativo e deslumbrado. Como procurador-geral da República, Janot tem o dever de cumprir e zelar pela liturgia que o cargo exige. 
Não lhe cabe a prerrogativa de escolher quem deve citar ou cumprimentar em atos públicos. Numa foto, o imaculado por correspondência Janot, aparece rindo. De quê? Seguramente por causa da sua colossal boçalidade e imenso e patético cinismo.


Vestais grávidas

Terça-feira. Plenário do senado. Já quase 19 horas, dois senadores travavam patético arranca rabo. Nervosos, pareciam dois colegiais. Imaturos e destemperados. 
O paraibano Cásssio Cunha Lima defendia FHC e Aécio Neves. Para ele, todos os tucanos já nasceram imaculados. Inclusive ele próprio. Por sua vez, o outro "debatedor", histérico, Lindberg Farias, retrucava, botando Lula e Dilma no céu e no paraiso. 
Até aí, problema deles. Melhor fariam se estivessem interessados em resolver os grandes problemas que afligem a população brasileira. Foram eleitos com esse objetivo. Ocorre que ambos resolveram colocar o senador Fernando Collor como alvo de suas diatribes. 
Foram grosseiros, injustos e covardes com o ex-presidente da República. Cunha Lima e Lindberg Farias foram ainda mais infelizes e patéticos porque Collor não estava no plenário. Coisa feia. Duvido que insultariam o senador Collor se ele estivesse presente. Na minha terra isso chama-se molecagem.


Mentirosos e venais

Mário Sérgio Conti usa de má-fé (Poder- "Patrimônios presidenciais"- Folha São Paulo- 2/02) quando fala de reformas suntuosas na Casa da Dinda. Conti sabe muito bem que naquela época, a imunda e pornográfica "Veja"- Mário Sérgio era figura expoente da revista-, era favorável ao impeachment de Collor. 
A "reforma pró-cascatas" apregoada por Mário Sérgio foi uma descarada invenção fotográfica da "Veja", que publicou foto ampliada, dando a impressão que a "nova" cascata era imensa.


Tostão e Kfoury se merecem

Atenção, leitores, com vocês, Tostão, o novo expoente do time dos amargos e recalcados que escreve no caderno de esportes da Folha de São Paulo. 
Deixou de merecer meu apreço. Tostão segue os passos do idolo dele, o ressentido e venal Juca Kfoury, o principe dos rebotalhos da crônica esportiva. 
Carnaval chegando e Tostão aproveita para se fantasiar de paladino. Fantasia que o asno Kfoury resolveu usar, faz tempo, na tentativa de ser levado a sério. Já que os dois panacões enchem a boca para vomitar sandices contra a CBF, deveriam ter a hombridade de candidatar-se à presidência da entidade. Pois sim.


Pretensioso Datena

O carnaval chegou. Com ele, José Luiz Datena(Tendências/Debates- "Deixemos a política para os políticos"- Folha de São Paulo- 31/1) aproveita para se fantasiar de paladino da ética, da moral e dos bons costumes. Mais um do timeco na praça. 
 Esperneia e vocifera no rádio e na televisão contra os politicos. Agora, faz auto-crítica e chegou a conclusão que não tem vocação para a política. A meu ver, parece mais falta de coragem de enfrentar o resultado das urnas. Cão que ladra, não morde.


Bucéfalo Gurgel

Roberto Gurgel, vulgo Jô Soares com dengue, deu valiosa contribuição à história política brasileira, em ampla, profunda e sonolenta entrevista ao Correio Braziliense( 24/01). 
Gurgel é um erudito sábio de proveta, mestre em elucubrações juridicas e sociais. Não é brilhante, seu charme é igual a zero. Gurgel é o típico representante do Ministério Público que não representa nada. 
De forma irresponsável afirma que o senador Fernando Collor "não tem honra". 
Diante de tamanha sandice , pode-se dizer, então, que o balofo Roberto Gurgel é um celerado. Um elemento pretensioso, arrogante e altamente nocivo e pernicioso. Quem leu a entrevista do pateta Gurgel, com laivos de sabedoria, poderá supor que o ex-procurador geral da República é um aspirante a humorista. Trata-se, na realidade, de um acaciano, capaz de dizer o óbvio com ares de intelectual. Gurgel merece uma estátua equestre, metade cavalo e a outra metade também.


Presunçoso

Michel Temer garante para o Brasil e para o mundo que o PMDB terá candidato à Presidência da República em 2018. Tudo bem. Desde que o candidato não seja ele.


Opiniões

"Concordo plenamente contigo quando se refere a liturgia do cargo. Mesmo que ele não quisesse citar o nome do Eduardo Cunha, teria que saudar o Presidente da Câmara dos Deputados. Foi uma clara demonstração de que carrega algo de pessoal contra o Cunha. Na certa comprou a briga da Dilma. " Sérgio Martins


"É verdade. Além de tudo deixou visível a sua parcialidade em relação ao Eduardo." Reginaldo Oscar de Castro


Suframa apoia maior participação feminina
A superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, participou do 1º Fórum Cunhantã Digital. Trata-se de um evento do “Movimento Cunhantã Digital” que busca estimular a participação das mulheres da região amazônica em áreas de Ciência & Tecnologia (C&T) e aumentar a presença feminina em cursos de graduação das Ciências Exatas.

“A SUFRAMA está engajada no projeto Cunhantã Digital por entender que o gênero não pode impedir ninguém de realizar sua vocação. Seja ela culinária, seja ela a informática”, frisou Rebecca. A superintendente destacou que apoia o movimento também por considerá-lo essencial para a sociedade. Para ela, todos perdem com a pouca presença feminina nas áreas de C&T. “Na indústria há muitas mulheres e o setor industrial já percebeu que a mulher tem uma dedicação, um cuidado e um olhar diferente. Não que seja pior ou melhor que os homens. Apenas diferente. E essas características femininas únicas fazem toda a diferença nos resultados”, explicou.

Na avaliação de Rebecca Garcia, a pouca presença de mulheres em cursos de Ciências Exatas não se deve a alguma suposta dificuldade feminina com a lógica e a matemática. Isso é resultado de aspectos culturais, o que demanda mais tempo para a mudança. “A criação de uma cota para aumentar o ingresso de mulheres nos cursos de Exatas não resolveria o problema. A solução é a longo prazo. Temos, por exemplo, que incentivar as meninas a brincar com jogos que exijam lógica, usar tablets. Passa também pelo papel da escola”, pontuou.

Rebecca fez questão de elogiar os aplicativos de celular voltados para o público feminino desenvolvidos por acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e que receberam destaque em competições internacionais, como o “Women’s Hackaton” e o “Code Girls”. “Quando Margareth Thatcher ocupou o cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha, ela teve que adotar características masculinas, no modo de se vestir, no modo de agir. Hoje, isso não é mais necessário. As mulheres podem ser femininas e isso não afeta a imagem delas quanto à liderança. Esses aplicativos, voltados ao bem-estar da grávida e ao auxílio à maquiagem, demonstram isso”.


Aplicativos

As estudantes da UFAM desenvolveram três aplicativos de celular: “Mommy’s BeneFIT”, “What the hack” e “Make UPhi”. O “Mommy’s BeneFIT” permite que mulheres grávidas possam ter acesso a informações sobre atividades físicas e troquem experiências com outras gestantes. 
O “What the hack” é um jogo voltado para meninas que querem saber mais sobre carreiras tecnológicas e do papel das mulheres já inseridas no mercado. Já o “Make UPhi” avalia as características faciais de um usuário (por meio de fotos) e sugere dicas de maquiagem, baseado no conceito matemático do número “Phi” (1,618). Também conhecido como “divina proporção”, a ideia que norteia o “número áureo” é: quanto mais simétrico, mais belo.


Canalhão na rede
O bestalhão Lúcio Flávio Gonçalves é chegado a uma rola. Está indócil porque não consegue mais otário para passar o serol nele. Nem pagando. Coitadinho do verme. Aposto que pegou zica.



06 de fevereiro de 2016
Limongi é jornalista. Sócio da ABI há 40 anos. Foi assessor de imprensa da Confederaação Nacional da Agricultura, da Universidade de Brasilia e da Suframa. Também foi assessor em Brasília dos ex-governadores Paulo Maluf e Amazonino Mendes. É servidor aposentado do Senado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário