"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 17 de outubro de 2015

INTERFERÊNCIA INADEQUADA


O CHAVISTA SAMPER E SUA AMIGA DILMA. 
Em Brasília, nesta sexta-feira, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, cancelou reunião com Samper após o estrangeiro dar palpites sobre assuntos internos do Brasil, criticando as propostas de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Samper repetiu interferências igualmente inadequadas dos presidentes Cristina Kirchner (Argentina), Ariel Ortega (Nicarágua), Evo Morales (Bolívia) e Maduro (Venezuela). Aloysio Nunes protestou contra a interferência estrangeira: "Vêm nos dar lição de democracia quando não abrem a boca pra falar sobre a tirania venezuelana".

A não-interferência em assuntos internos dos países é um dos dogmas da diplomacia em todo o mundo, sempre ignorado pelos regimes autoritários simpáticos ao chavismo ou dependentes dos favores do petróleo venezuelano.

Viagem por conta própria
Toffoli resolvou não mais enviar observadores às eleições na Venezuela ao desembarcar nesta sexta-feira (16) em Otawa, no Canadá, para uma visita oficial.

O presidente do TSE foi convidado pelo organismo eleitoral canadense para atuar como observador qualificado das próximas eleições gerais do País, que se realizarão nesta terça-feira (19).

O ministro viajou ao Canadá às próprias custas, pagando passagens e hospedagem, recusando-se inclusive a receber diárias.

Na terça, deverão ser eleitos 338 deputados, correspondentes a 338 distritos.

A eleição está apertadíssima. Segundo todas as pesquisas de opinião, provavelmente nenhum dos três grandes partidos – Conservador, Liberal e NDP (Novo Partido Democrático) – conseguirá a maioria absoluta de 170 deputados.



17 de outubro de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário