"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

CUNHA AGORA FICA EM CIMA DO MURO AO FALOR SOBRE IMPEACHMENT



Após dizer que as pedaladas fiscais tinham virado “motocicletas”, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reduziu o tom ao tratar do tema nesta quinta-feira e afirmou que precisa avaliar se a existência da manobra para fechar as contas também nesse ano configura descumprimento da lei e poderia caracterizar motivo para o impeachment de Dilma Rousseff.
“O fato por si só não significa que seja razão do pedido de impeachment. Tem que configurar que há atuação da presidente em processo que descumpriu a lei. Pode existir a pedalada e não existir a motivação do impeachment”, disse Cunha.
As pedaladas fiscais são um dos argumentos que embasam o pedido de impeachment de Dilma protocolado na quarta-feira pela oposição. A peça contempla decretos assinados pelo governo em 2015 que aumentaram em R$ 800 milhões as despesas do Executivo sem autorização do Congresso. Os novos argumentos são uma forma de tentar provar que Dilma continuou a cometer neste ano irregularidades fiscais que levaram o TCU (Tribunal de Contas da União) a reprovar as contas de 2014 da presidente.
Cunha explica que ele não tem prazo para avaliar o pedido, mas afirma que terá “cautela em relação a isso”.
###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, conseguiu calar Dilma Rousseff, depois pediu a Cunha uma trégua. O presidente da Câmara então inventou essa história de que pode haver pedalada sem configurar crime de responsabilidade. A hipótese é verdadeira e até admitida pelo TCU, quando se constata um déficit de pequenas proporções, ocorrendo em exíguo espaço de tempo e logo coberto pelo governo. No caso das macropedaladas de Dilma, que chegam a dezenas de bilhões de reais e se perpetuam meses e meses, é realmente crime de responsabilidade. Justamente por isso, a própria Caixa Econômica recorreu à Justiça contra a União, para se ressarcir de um prejuízo de quase R$ 300 milhões com as pedaladas.(C.N.)

23 de outubro de 2015
Débora Álvares
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário