"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 18 de julho de 2015

MEDIDA PROVISÓRIA DE DILMA PODERÁ SERVIR PARA A LAVAGEM DE DINHEIRO SUJO?

dilma_tapandonariz

Segue trecho de post do jornalista Josias de Souza, que mantém blog no UOL. Voltamos em seguida:
“No Brasil, quem engana a Receita Federal não perde por esperar. Ganha! Surgiu uma medida provisória que vale por um serviço premium de lavanderia. Brasileiros que lavaram dinheiro sujo enxaguando-o no estrangeiro poderão legalizar suas fortunas clandestinas, repatriando-as com as bênçãos do governo Dilma. Em troca de uma mordida de 35%, o governo se dispõe a passar e engomar verbas de má origem. Para o ministro Joaquim Levy (Fazenda), o tapete vermelho estendido para recepcionar a verba ilegal é “oportuno”. Para os potenciais beneficiários também.” (grifo nosso)
Se for mesmo isso, então todo tipo de dinheiro sujo será “repatriado”, sem qualquer investigação quanto à origem, desde que pague um pouco de imposto. Simples assim. Tudo ficará limpo e, como observou Josias, passado e engomado.
A situação econômica está mesmo feia e o governo precisa aumentar a arrecadação, isso não se discute. Mas esse parece um custo ético e até criminal dessa medida desesperadora é muito alto.
Lavar dinheiro recolhendo apenas uma parcela de impostos, tudo para tentar diminuir o buraco em que estamos, é um retrato do desastre econômico da gestão de Dilma Rousseff.

18 de julho de 2015
implicante

Nenhum comentário:

Postar um comentário