"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

FAVELA DILMA



Os moradores recolheram a placa que homenageava a presidente Dilma na entrada da favela
Enquanto não escolhem o nome, as placas de Dilma são retiradas
De quando em quando descobre-se gente em ocupação, empenhada em sufocar a memória nacional. Imaginam mudar o passado de acordo com as contingências do presente. Mais ou menos como denunciou o magistral George Orwell no inesquecível “1984”, escrito em 1937, quando três grandes nações fictícias viviam ora em guerra, ora em paz. O personagem principal era encarregado, de acordo com as informações do dia, de mudar as páginas de edições antigas do “Times”, noticiando amizade milenar e perpétua entre dois governos contra o terceiro, variando sempre a ação os contendores.
No Brasil, de vez em quando essas coisas acontecem. No Rio, com a República, o Largo do Rocio foi transformado em Praça Tiradentes. Mais tarde tentou-se até mudar o nome da Avenida Presidente Vargas, depois da morte do venerando líder, para Avenida Castro Alves.
Ainda agora, em Brasília, buscou-se rebatizar a Ponte Costa e Silva, assim como em São Paulo um grupo pretendeu trocar o nome da Rodovia Castello Branco para Estrada Leonel Brizola.
São características do radicalismo e da paixão, felizmente sem germinar na maioria dos casos. O passado é o passado, merece ser respeitado, mesmo quando o lamentamos, criticamos e apontamos suas mazelas. Fora daí será submeter cidades, ruas, praças e instituições a uma baderna sem limites.
UMA FAVELA CARIOCA
Pois não é que na antiga capital, entre muitos aglomerados de pobreza e de miséria, um deles foi denominado de Favela Dilma, talvez porque Madame, nos seus tempos de ventura, investiu e inaugurou o conjunto. Agora que a presidente anda mal de governo e de popularidade, chegando às raias da rejeição nacional, um grupo de líderes da comunidade pretende arrancar placas e sinalizações com o nome dela, não se sabe exatamente para trocar por quem. Por certo não será Favela Aécio Neves, que poderá ficar para depois de 2018.
A infantilidade dessas iniciativas seria cômica se não fosse trágica, digna de alimentar as ditaduras. Petrogrado já foi Leningrado, como Stalingrado virou Volvogrado. Como o mundo gira, sempre de forma surpreendente, vamos esperar que não sobrevenha um regime disposto a alterar as homenagens que o Brasil prestou a Juscelino Kubitschek e a Tancredo Neves, patronos dos aeroportos de Brasília e Belo Horizonte. Deixem a Favela Dilma como está e onde está…

15 de julho de 2015
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário