"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

ITAMARATY PROPÕE FAZER PICADINHO DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO PARA PROTEGER LULA


A ordem para a "operação abafa" partiu do diretor do Departamento de Comunicações e Documentação (DCD) do Itamaraty, ministro João Pedro Corrêa Costa que aparece nestas fotos.
A condescendência da grande imprensa brasileira aos governos do PT é a regra geral. As eventuais exceções justificam a regra. Em casos pontuais e até pela extrema necessidade de manter a fidelidade de leitores e telespectadores, os grandes veículos de mídia são obrigados a revelar, pelo menos, uma ponta da verdade. Às vezes isso se deve a exercício profissional correto de alguns poucos jornalistas verdadeiros que ainda sobrevivem nas redações debaixo do patrulhamento da canalha comunista.

Tanto é que o site do jornal O Globo acaba de revelar mais uma manipulação sórdida do PT que é tentar evitar que a verdade venha à tona e, para tanto, o partido de Lula não tem pejo em sonegar informação, em manipular os fatos, em triturar o sagrado direito dos cidadãos que sustentam o erário de saber o que se passa no interior do aparelho estatal. 

Como se constata, sob o governo do PT, a Lei de Acesso à Informação tem a finalidade meramente decorativa. E também é por isso mesmo que Lula e seus sequazes querem impor o tal "controle social da mídia", como acontece em Cuba, na China, na Coréia do Norte, na Argentina e na Venezuela. Os herdeiros de Roberto Marinho parece que sentiram o cheiro de carne queimada. Não são tolos, dão uma no cravo e outra na ferradura, como sempre.

Vejam o que aconteceu:

O Ministério das Relações Exteriores deflagrou ação para evitar que documentos que envolvam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a Odebrecht, empreiteira investigada na Operação Lava-Jato, venham a público. A ordem interna partiu do diretor do Departamento de Comunicações e Documentação (DCD) do Itamaraty, ministro João Pedro Corrêa Costa, depois que o órgão que ele dirige recebeu um pedido de informações de um jornalista baseado na Lei de Acesso à Informação. O GLOBO obteve um memorando que ele disparou, na última terça-feira, sugerindo a colegas do Itamaraty que tornassem sigilosos documentos “reservados” do ministério que citam a Odebrecht entre 2003 e 2010, que, pela lei, já deveriam estar disponíveis para consulta pública.
Pela lei, papéis “reservados” perdem o sigilo em cinco anos. No ofício interno do Itamaraty, o diplomata cogita a reclassificação dos documentos como “secretos”, o que aumentaria para 15 anos o prazo para divulgação. Dessa forma, as informações continuariam sigilosas por até dez anos.
O memorando de Costa enviado à Subsecretaria-Geral da América do Sul, Central e do Caribe (Sgas) foi motivado por um pedido feito pela Lei de Acesso à Informação pelo jornalista Filipe Coutinho, da revista “Época”. Ele solicitou todos os telegramas e despachos reservados do ministério que citam a Odebrecht e que, por conta do prazo, já deveriam ser públicos. No pedido, não há referência a Lula. A citação ao ex-presidente aparece apenas na justificativa dada pelo chefe do DCD para pedir a reanálise dos documentos antes de decidir o que pode ou não ser entregue ao jornalista. O texto admite que os papéis já deveriam ser públicos:
“Nos termos da Lei de Acesso, estes documentos já seriam de livre acesso público. Não obstante, dado ao fato de o referido jornalista já ter produzido matérias sobre a empresa Odebrecht e um suposto envolvimento do ex-presidente Lula em seus negócios internacionais, muito agradeceria a Vossa Excelência reavaliar a anexa coleção de documentos e determinar se há, ou não, necessidade de sua reclassificação para o grau de secreto”.
Em 30 de abril deste ano, a revista “Época” publicou reportagem sobre abertura de investigação do Ministério Público Federal (MPF) relativa à suspeita de tráfico de influência praticada por Lula para beneficiar negócios da Odebrecht no exterior. A investigação do MPF foi aberta a partir de reportagem do jornal O GLOBO, que revelou, no dia 12 de abril, viagens de Lula pagas pela empreiteira. 


12 de junho de 2015
in aluizio amorim

4 comentários:

Anônimo disse...
o setor publico do país está no atoleiro...
Anônimo disse...
... Os herdeiros de Roberto Marinho parece que sentiram o cheiro de carne queimada. Não são tolos, dão uma no cravo e outra na ferradura, como sempre.
Já notei que a Globo é assim: dependendo do movimento, oscila, ora prá lá ora prá cá, tendendo estar sempre com os vencedores!
Assisto a alguns jornais mas de modo crítico, mesmo o UOL da Folha de Recados do PT e vejo com certos comentaristas, como Boechat na Band são esquerdistas e sempre puxando para os vermelhos, como recentemente ele criticando que a Reforma política foi um absurdo não ter passado pois os vigaristas se aproveitam das empresas...
Advinhe qual partido mais mamou nas tetas das empresas!
Mas o PT escapar dessa de Lula ficar de fora, tentarão, mais certo, mas que está difícil, pois já caiu na boca do povo!
Anônimo disse...
O líderes do PT serão moídos, desgraçados junto com todos os seus familiares pelos quatro cantos do país.
A vingança do povo está chegando.
Vander Lei disse...
Olha só Aluízio:

A corja já está começando a abafar o caso dos 4,5 milhões do Lula:

http://polibiobraga.blogspot.com.br/2015/06/collor-de-melo-faz-pesadissimas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário