"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

CÂMARA MANTÉM A FÓRMULA E A ESTENDE A APOSENTADORIAS


REAJUSTE CONTINUARÁ SENDO A SOMA DA INFLAÇÃO MAIS PIB ATÉ 2019



REAJUSTE CONTINUARÁ SENDO A SOMA DA INFLAÇÃO 
MAIS PIB ATÉ 2019


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 287 votos a 12, a Medida Provisória 672/15, que mantém as atuais regras de reajuste do salário mínimo para o período de 2016 a 2019. A MP mantém a fórmula atual de reajuste do salário mínimo, que é baseado na variação da inflação no ano anterior e na taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) apurada dois anos antes.

Com a aprovação do parecer do relator da matéria na comissão mista, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que rejeitou todas as 114 emendas apresentadas, o Plenário analisa agora os destaques apresentados ao texto e para votar separadamente emendas.

Demais aposentados

O ponto de controvérsia da discussão da MP era a emenda que amplia o benefício para aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo. Os parlamentares aprovaram a extensão da regra por 206 votos a favor e 179 contra, mas não sem grande debate.

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) disse que a ampliação da política de aumento para todos os aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência é questão de justiça. “O aposentado que ganha até um salário mínimo tem aumento salarial. O que ganha menos, não. Aposentado tem inflação maior do que os outros”, afirmou Faria de Sá. Ele lembrou que esse ponto tinha o apoio da Câmara no começo do ano e gerou a edição da MP.

Para o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), no entanto, a extensão do aumento pode gerar ainda mais crise fiscal. Ele disse que o orçamento não comporta aumento para todos. “Cada um de nós tem responsabilidade com o País. Não podemos torcer para que o Brasil de amanhã seja a Grécia de hoje e conceder um aumento sem projeção dos impactos”, disse, referindo-se à crise do país europeu, que corre risco de sair da zona do euro em decorrência de uma crise causada por excesso de gastos.



24 de junho de 2015
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário