"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

EX-MINISTRA DA ECONOMIA DA ARGENTINA É CONDENADA POR CORRUPÇÃO

O filho consola a ex-ministra, uma amadora em matéria de corrupção
A ex-ministra da Economia da Argentina, Felisa Miceli, foi novamente condenada nesta segunda-feira a três anos de prisão por corrupção, no episódio em que escondeu, em 2007, uma bolsa com milhares de dólares em seu gabinete.

Miceli, que ocupou a pasta da Economia durante o governo de Néstor Kirchner (2003/2007), se livrou de ir para atrás das grades porque a lei argentina determina que o cumprimento efetivo da pena só ocorre quando ela for superior a três anos, segundo a decisão divulgada pelo Centro de Informação Judicial (CIJ).

A ex-funcionária, de 62 anos, foi condenada a três anos e meio de prisão por outro tribunal, mas apelou da decisão. A partir de agora, Miceli pode ser presa caso seja condenada por outro delito.
Segundo o CIJ, vinculado à Suprema Corte do país, o Tribunal Oral Federal 1 também determinou que Miceli não poderá ocupar cargos públicos por seis anos.

Miceli foi condenada por ter guardado no banheiro de seu gabinete do ministério da Economia 31.730 dólares e 100.000 pesos (agora US$ 11.300) em espécie, que ela atribuiu a uma operação imobiliária pessoal.

Por isso, a funcionária renunciou ao cargo em 16 de julho de 2007, cinco meses antes da finalização do mandato de Néstor Kirchner.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Se isso é corrupção, minha avó é uma bicicleta, como se dizia antigamente. Só para comparar: o caso do deputado dos dólares na cueca envolvia quantia seis vezes maior, não aconteceu nada a ele, que inclusive hoje é líder do governo na Câmara. Em matéria de corrupção, os argentinos não são páreo para nós, que nos tornamos os melhores do mundo nesta prática. A gente pode até perder no futebol, levar de 7 a 1 dos alemães aqui em casa, mas na corrupção… (C.N.)


10 de abril de 2015
Deu na France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário