"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de março de 2015

SISTEMA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTÁ SENDO DEMOLIDO



Na Bahia, desde o segundo mandato de Jaques Wagner há uma política de desvalorização da Educação pública, primeiro com a criação do malfadado EJA que antes era conhecido como “Aceleração” que servia para que pessoas que haviam se afastado da escola por muito tempo concluísse o ensino médio, ou seja, adultos.
O programa passou a se chamar EJA (Educação de Jovens e Adultos) e incluir qualquer um acima dos dezoito anos, dividido em duas modalidades: Ciências Humanas e Exatas, cada ciclo com um ano, onde nada é exigido, apenas que o aluno frequente vez ou outra, essa é a chamada Pedagogia do Coitadinho, não há as avaliações tradicionais e ainda há outro maneira desse aluno que não se importa em aprender, conseguir “concluir” o nível médio, o CPA, através de uma série de provas realizadas em determinadas datas, que o interessado faz e a depender das notas, (pouca ou nenhuma exigência) ele consegue seu certificado de conclusão de segundo grau.
SUCATEAMENTO
Isso traz como consequência o sucateamento da escola tradicional, onde a presença do aluno é fundamental e o processo de ensino aprendizagem se dá normalmente. E agora a Secretaria de Educação, a pedido do governador, está fechando o noturno, que antes oferecia, além do maldito EJA, as séries normais de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, que era a oportunidade para alunos que trabalham durante o dia.
Mas a Secretaria de Educação não oferece mais essa opção, prejudicando de forma irreparável esse jovem que deseja concluir o ensino médio e participar no ENEM. Até o ano passado, essa medida de fechamento só havia atingido o noturno, pois a Secretaria exige que se tenha pelo menos cem alunos matriculados.
No passado, ministrávamos aulas para turmas com mais de setenta alunos, o governo achava isso normal, menos professores igual mais economia, agora com esse esvaziamento simplesmente fecha-se o noturno e fim de conversa.
TAMBÉM À TARDE
Este ano a crise já chegou ao vespertino, já há escolas com possibilidade de oclusão (termo usado pela Secretaria para designar o encerramento de turno) de turmas. Na unidade onde trabalho, uma turma de 2º ano do ensino médio foi encerrada, o noturno só está na possibilidade de funcionar devido ao empenho dos professores (sem o apoio da diretora, que boicotou os esforços em conseguir alunos para esse turno), que usaram o tempo de férias e seu dinheiro para confeccionarem faixas e contratarem serviço de rádio para divulgar que haveria sim o funcionamento do noturno. Até o momento só foi possível formar duas turmas de Humanas e uma de Exatas.
A secretária da Direc II, agora denominada Núcleo Regional de Educação 19, desautorizou a formação de turmas para os 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio para esse turno, nem comento sobre a corrupção.
CRISE ECONÔMICA
E daí, o que tem a ver com a situação econômica? Tudo. Enquanto os países da Ásia investem pesado na educação, pois esse é o pilar que sustenta toda a sociedade, é desse setor que sai tudo para o crescimento de uma nação, aqui os políticos – com especial zelo, a patota do PT – demoliram esse pilar
A atual demolição da classe C é fichinha, no máximo 10% voltaram à classe D, e os 90% que ficarem, vão voltar à classe D num prazo maior, eles não terão o conhecimento que só a uma educação de qualidade pode oferecer. Se houvesse algum interesse do governo em ressuscitar a Educação, levaria uma geração inteira para nos igualarmos aos países da América Latina, a exemplo de Chile e Argentina. Isso é extremamente grave e está passando ao largo das discussões. É o dinheiro dos nossos impostos sendo jogado no ralo da corrupção e do descaso. Ninguém irá reclamar até já ser tarde.

11 de março de 2015
Antonio Henrique Dantas Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário