"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 9 de março de 2015

NÁUFRAGO DESESPERADO

CLIQUE PARA AUMENTAR

O desgoverno já tem consciência de que naufragou.

Tentará de tudo para sobreviver. Procuremos analisar algumas das “medidas diferentes” que poderá tomar:

Novo congelamento de ativos. Isto causa pânico na sociedade e desvia a sua atenção dos escândalos.

Declarar que as notas de alto valor (50 e 100) perdem seu poder liberatório. Deverão ser depositadas nos bancos e receberão um carimbo que ateste terem sofrido um Imposto sobre a Riqueza de x%. “Pobre não tem dinheiro em notas grandes”.

Estabelecer racionamento d'água, energia elétrica e alimentos (com a introdução de coupons). Isto enquanto aumenta os preços das tarifas.

Obrigar que todo pagamento acima de um valor x seja feito por meio eletrônico. Acabar com o dinheiro em espécie (cash) é o sonho dourado dos bancos e da Oligarquia da Nova Ordem Mundial. Esta  medida facilita enormemente o “controle social” e permite  decretar a morte civil de um cidadão, privando-o, instantaneamente, de seus recursos financeiros; basta que o poderoso torne suas contas congeladas.

O desgoverno moribundo correrá o risco de o tiro sair pela culatra. Uma revolta popular incontrolável pode linchar políticos, banqueiros e agentes  de trânsito e outras "otoridades" menos votadas.

Clima para tanto já existe. Lembremos o episódio de um ex-ministro ao entrar num hospital de alta qualidade. Pessoas educadas gritavam:

“Vá tomar no SUS!“


09 de março de 2015
Carlos Maurício Mantiqueira é um livre pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário