"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 9 de março de 2015

MINISTRO DA JUSTIÇA TEVE DOIS ENCONTROS SECRETOS COM JANOT



José Eduardo Cardozo e Rodrigo Janot, tudo a ver…

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, encontrou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em Buenos Aires, na Argentina, fora da agenda e durante viagem oficial, em um sábado de novembro do ano passado.

A reunião, um almoço na área turística de Puerto Madero, ocorreu no dia 22. Três dias depois, procuradores desembarcaram na Suíça atrás de contas que foram usadas, de acordo com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, para a Odebrecht pagar a ele suborno de US$ 23 milhões, o que a empreiteira nega.

Na semana anterior ao encontro, no dia 14, a Polícia Federal, subordinada a Cardozo, havia deflagrado a fase da Operação Lava Jato que levou executivos das principais empreiteiras do país à cadeia.

Perguntada sobre o encontro com Janot, a assessoria de Cardozo informou inicialmente à Folha que o ministro viajara à Argentina naquela data para encontro com o ministro da Justiça e da segurança pública da Argentina.

ASSESSORIA ENFIM CONFIRMA

Questionada novamente por telefone e e-mail sobre a reunião, a assessoria, então, confirmou num segundo momento o ”encontro pessoal” do ministro com o chefe do Ministério Público, que estava na cidade para encontro de procuradores do Mercosul.

Segundo o Ministério da Justiça, Cardozo e o procurador-geral ”mantiveram contato” e, juntamente com a mulher de Janot, se encontraram para um almoço no dia 22. ”Não houve registro em agenda por não se tratar de encontro oficial”. A assessoria nega qualquer discussão sobre a Lava Jato.
A reportagem contatou a assessoria de Janot desde quinta (5), mas não obteve resposta.

FOI O SEGUNDO ENCONTRO…

Este é o segundo encontro de Janot e Cardozo que não consta na agenda de ambos. No último dia 26, a Folha revelou que eles estiveram juntos às vésperas da apresentação, por Janot, ao STF (Supremo Tribunal Federal) dos pedidos de abertura e arquivamento de inquéritos contra políticos.

A lista foi entregue na terça-feira (3) e liberada pelo ministro Teori Zavascki, relator do caso, na sexta-feira (6).

Janot e Cardozo negaram ter tratado da lista. O ministro da Justiça já foi alvo de questionamentos por ter se encontrado com advogados de empreiteiras investigadas.

###

NOTA DA REDAÇÃO – Para quem acredita em coincidências, é um prato feito. Na segunda-feira, Cardozo tem um encontro secreto com Janot. Na terça-feira, “assessores do Planalto” vazam para a imprensa que os nomes de Renan Calheiros e Eduardo Cunha constavam da lista de Janot. Mas é claro que foi só coincidência. (C.N.)

09 de março de 2015
Andréia Sadi
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário