"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 24 de janeiro de 2015

PAPO FURADO

José Dirceu divulga nota para tentar escapar das garras da Lava-Jato, mas desculpa não convence

jose_dirceu_40Ninguém sabe, ninguém viu. Esse é o mote que embala os desgovernos do PT e seus camaradas desde a chegada de Lula ao Palácio do Planalto, e janeiro de 2003.

Condenado no escândalo do Mensalão do PT, o cassado José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-chefe da Casa Civil, também aderiu ao lema rasteiro, depois que a Polícia Federal flagrou-o nas entranhas da Operação Lava-Jato.

De acordo com as autoridades que varrem os escaninhos do Petrolão, o maior escândalo de corrupção da história brasileira, Dirceu e sua empresa de consultoria, a JDA, receberam dinheiro de algumas das empreiteiras que integravam o esquema criminoso que saqueou os cofres da Petrobras.

Nesta sexta-feira (23), o site do mensaleiro condenado publicou nota em que afirma que os serviços prestados pela empresa de consultoria às empreiteiras UTC, OAS e Galvão Engenharia não tem qualquer relação com a Operação Lava-Jato. Ou seja, José Dirceu imitou o chefão Lula e tenta convencer a opinião pública que jamais soube do Petrolão.

Considerando que o Brasil ainda é uma democracia, onde sobrevive o direito à livre manifestação de pensamento, Dirceu, o Pedro Caroço, pode dizer o que quiser, inclusive mentir. Até mesmo se fazer de inocente. Desde que não queira que a massa pensante da população caia em mais uma esparrela com a chancela estelar do PT.

Na nota à imprensa, José Dirceu destaca que está “à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos à Justiça” e que os contratos da JDA com as empreiteiras tinham como objeto a “atuação em mercados externos, sobretudo na América Latina e Europa”. Isso significa que definitivamente o Brasil transformou-se no paraíso do faz de conta.

De acordo com a decisão judicial que determinou as quebras de sigilo, a JDA recebeu, entre 2009 e 2013, R$ 3.761.000,00 das empreiteiras Galvão Engenharia, OAS e UTC Engenharia. As três empresas tiveram executivos presos em 14 de dezembro, quando foi a Polícia Federal deflagrou a Operação Juízo Final, sétima fase da Lava-Jato.

A estratégia de camuflar o pagamento de propina com notas fiscais e contratos supostamente idôneos é antiga e sua eficácia é questionada. Afinal, os serviços de inteligência do Estado avançaram muito mais do que a suposta esperteza dos malandros profissionais que se escondem à sombra de ideologias e partidos políticos.

Essa manobra é a mesma que alguns advogados dos empreiteiros presos pela PF tentaram adotar para, no rastro do desespero, tentar provar à Justiça a inocência de seus clientes. Acontece que as autoridades que participam das investigações da Lava-Jato são muito mais atentas e rápidas do imaginam os malandros oficiais.

A alegação que consta da nota de José Dirceu tem uma lógica jurídica, pois o petista sabe que eventual nova condenação, no vácuo de um escândalo de corrupção sem precedentes, por certo dificultará o futuro de quem já deveria ter aprendido com a primeira lição.

Na manhã do dia 2 de dezembro de 2005 (sexta-feira), horas após perder o mandato de deputado federal na esteira do Mensalão do PT, José Dirceu ocupou o Plenário 13 (o número não poderia ser outro) do setor de Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados.

Naquele dia, diante de dezenas de jornalistas e um amontoado de “companheiros” de legenda e de esquerdismo chicaneiro, o chefe dos mensaleiros afirmou, sem titubear, que na segunda-feira (5 de dezembro de 2005) retomaria o ofício de advogado porque as contas e despesas de suas filhas rosnavam à sua porta. Desde então, Dirceu jamais retomou o contato com as filigranas jurídicas, exceto quando foi obrigado (sic) a rascunhar esses contratos que ora estão na mira da Lava-Jato.

Quem conheceu os bastidores do Mensalão do PT sabe como agiu José Dirceu, apesar de suas insistentes negativas, no esquema de compra de apoio político no Congresso Nacional. Quem conheceu as entranhas do o esquema de corrupção que culminou com a Operação Lava-Jato conhece cada um dos partícipes do esquema criminoso.

Por isso o UCHO.INFO, que denunciou o esquema no começo de 2009, sempre afirmou que, cedo ou tarde, a Lava-Jato haveria de subir a rampa do Palácio do Planalto, com direito a retroagir na linha do tempo. Nesse movimento em direção ao passado recente, o mensaleiro José Dirceu é mais um peixe graúdo no mar de lama em que se transformou o Brasil. Na mira da tarrafa dos investigadores estão Luiz Inácio da Silva, o lobista Lula, e Dilma Vana Rousseff, a presidente reeleita.
Confira abaixo a nota publicada no site do deputado cassado e mensaleiro condenado:
“23 JANEIRO 2015
NOTA À IMPRENSA
A respeito da reportagem veiculada pelo Jornal Nacional nesta quinta-feira (22), a JDA esclarece que prestou consultoria às empresas UTC, OAS e Galvão Engenharia, conforme contratos, para atuação em mercados externos, sobretudo na América Latina e Europa.
A relação comercial com as empresas não guarda qualquer relação com contratos na Petrobras sob investigação na Operação Lava Jato. O ex-ministro José Dirceu está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos à Justiça.”

24 de janeiro de 2015
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário