"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO

Empresários paulistas lançam candidato independente à Presidência da República, fora dos partidos

 
Membros de um grupo de estudos paulista decidiram partir para uma forma institucionalmente criativa de forçar o sistema a uma discussão séria sobre a urgência de um aprimoramento institucional. Resolveram lançar um candidato independente à Presidência da República em 2018. A novidade é que o "presidenciável" não pretende concorrer por nenhum partido político. Sua intenção é debater, nas redes sociais e em eventos públicos, temas que sirvam de base para uma reforma geral do modelo político-institucional brasileiro.

O plano da União Nacionalista Democrática, no Manifesto aos Brasileiros, que o Alerta Total publica abaixo, consiste em utilizar uma tribuna livre para debates essenciais sobre questões relevantes - coisa que sequer acontece nas tradicionais campanhas eleitorais, a cada quatro anos. O texto assinado pelos empresários Luiz Carlos de Almeida Prado e Otto Colominas explica o objetivo da UND:

"Nosso candidato independente será lançado com o objetivo de debater e não de concorrer, o que seria inviável pelo sistema partidário. Desatrelado de interesses político-partidários, econômicos ou ideológicos, o nosso candidato independente debaterá de forma soberana, todos os temas de interesse público, durante esses próximos quatro anos, porque o debate em campanha de três meses, é superficial e inadequado, tangenciando o essencial, em detrimento da liberdade de escolha do eleitor".

A UND antecipa que o nome do "presidenciável" será definido e anunciado em breve, junto com os temas que serão debatidos diariamente. A iniciativa pode incentivar outros grupos e pessoas a também lançarem nomes independentes, sobretudo para questionar o dogma da representação política exclusivamente tendo os partidos como intermediários. O que impede que candidatos independentes possam disputar qualquer cargo? Nada - a não ser o corrupto cartorialismo partidário no Brasil...

Debater, seriamente, ideias para o aprimoramento institucional é tudo que a classe política tupiniquim não deseja neste momento de combinação explosiva entre crise econômica e risco de prisão de parlamentares corruptos no tsunami da Lava Jato. No momento em que a Dilma fica sem energia e moral para governar, debater soluções é mais necessário que nunca...

Varas Anticorrupção

Hoje temos 245 processos contra políticos no STF.

Uma boa saída seria a criação de varas anticorrupção.

A proposta vem sendo articulada por magistrados brasileiros que desejam acabar com a farra do boi...

Leia, abaixo, o artigo do desembargador Carlos Henrique Abrão: 

Foro Privilegiado e o Modelo Político Federativo falido

Autofagia


Criada em 1996 pelo PT para promover estudos e debates, recebendo pelo menos 20% dos recursos do Fundo Partidário destinados ao PT, de acordo com a Lei dos Partidos Políticos, a Fundação Perseu Abramo acaba de deixar Dilma pt da vida...

A FPA divulgou um boletim com análise de conjuntura na qual afirma que a presidente Dilma Rousseff, no início deste segundo mandato, adota estratégia “bastante conservadora e ortodoxa na política econômica”:

“O problema é que, diante da continuidade de um mundo em crise e da desaceleração abrupta do mercado interno (último motor de crescimento da economia nacional que ainda funcionava), a possibilidade desses ajustes aprofundarem as tendências recessivas da economia nacional não é desprezível”.

Ameaça fantasma?

O texto crítico do Boletim Diário de Conjuntura 236 não tem assinatura de nenhum petista.

Mas quem costuma escrever seus artigos é o economista Guilherme Mello, doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas - a Unicamp.

Como esse fogo amigo autofágico contra si, a Dilma não precisa de inimigos e nem de oposição...

A meta é 13...



Apagão

De Miriam Leitão, em o Globo, resumindo o caos gerado pela incompetência governamental no setor elétrico:

"O quadro é este: obras atrasadas na Amazônia, pontos de geração sem linhas de transmissão, parques eólicos mal aproveitados, intervenções indevidas no sistema de preços, geradoras com graves desequilíbrios financeiros e distribuidoras endividadas. Nada disso é culpa do clima. A falta de chuva agravou tudo o que já tinha sido feito errado pelos que garantirão ao ministro que o sistema elétrico é sólido e que cada apagão é apenas um evento fortuito".

Libera o cartão da Rose

Sugestão do leitor Eduardo:

"O STF autorizou a divulgação dos gastos do cartão corporativo da Rosemary Noronha mas cabe recurso. Por que você não inicia um abaixo assinado nacional para divulgação desses dados? Tenho certeza que se o sigilo for quebrado a casa do PT cai de vez".

A gente vai ter que fazer antes um abaixo assinado para que se crie uma lei obrigando as autoridades a cumprirem a lei e as decisões judiciais no Brasil, caro Eduardo...

Rei da sucata


Cadeia de Comando

 
                           
Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

22 de janeiro de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário