"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ELE ACERTA ATÉ QUANDO ERRA

                   

Tem gente que acerta até quando erra. Um desses é Ênio Mainardi. Outro dia, por uns instantes, reproduziu uma noticia que recebeu de fonte muito confiável, mas que tinha entrado de cabeça em um hoax.  Nós aqui já entramos nessa também.  Minutos depois, desconfiou, foi à fonte e pediu confirmação (também já fizemos isso). Ao perceber que tinha repassado um hoax (mentira criada na internet, desmentiu a noticia (o que sempre fazemos, quando caímos ou erramos) e escreveu:


Ênio Mainardi
Ênio Mainardi

“Tem mentiras demais correndo demais aqui no face. Difícil ter certeza, quando se compartilha sem conhecer a fonte. Pode-se estar fazendo o jogo malicioso de gente mal intencionada.  Essas duas mentiras contra a Dilma… quem diz que não são uma jogada dos MAV*, justamente para desacreditar o face? Só para depois dizer que o face precisa ser controlado? Precisamos ficar prevenidos contra armadilhas, nunca se sabe. Não temos aqui um editor profissional para filtrar, verificar as notícias. E não queremos, seria censura.

De outro lado, qualquer um pode publicar qualquer mentira, anonimamente.

Tem uma historinha judaica deliciosa.

Um homem procurou um rabino e confessou-lhe que havia mentido sobre uma determinada mulher. E perguntou: estou arrependido, rabino, que faço agora? E ele lhe respondeu: vá pelas ruas e espalhe por elas uma porção de folhas. Ele fez isso e voltou ao rabino: e agora, que faço? Ele: volte e recolha todas as folhas. O sujeito: é impossível, a chuva molhou as ruas, as rodas dos carros levaram as folhas para longe…E o rabino deu o tiro final:… com a mentira é assim que acontece, depois que ela foi espalhada fica difícil de ser recolhida de novo.

Um bom dilema, bem explicado. E um problema sério para o face e cada um de nós.”


Volto: BINGO! Vou repetir a frase chave, para que sirva como alerta aos outros blogueiros que nos lêem:

quem diz que não são uma jogada dos MAV*, justamente para desacreditar o face? 

Acrescento: ou para desacreditar blogueiros sérios? É preciso prestar atenção nos primeiros a gritar contra, a denunciá-los…


*MAV: Mobilização de Ambientes Virtuais – Na maior parte das vezes, para espalhar hoax (mistura de verdades e mentiras com uma isca para induzir a redistribuição), organizada por canalhas remunerados e idiotas, a serviço de pessoas mal intencionadas.

Exemplo? A que existe hoje fazendo “trabalho de formiguinha”, quinta coluna para um Partido de Trambiqueiros.


*Não confunda com MAV, Malformação ArtérioVenosa no patuá abreviado dos neuro-cirurgiões.


22 de janeiro de 2015
 Anhangüera barra

Nenhum comentário:

Postar um comentário