"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

HAVANA CUMPRE ACORDO COM OS EUA E INICIA LIBERTAÇÃO DE PRESOS POLÍTICOS

 

cuba_10Porta da rua – Cuba libertou algumas das 53 pessoas que os Estados Unidos classificam como prisioneiros políticos, confirmou o Departamento de Estado americano, nesta terça-feira (6).

A liberação faz parte do acordo selado entre Washington e Havana, em 17 de dezembro de 2014, no âmbito das negociações de reaproximação diplomática entre os dois países.

Washington quer agora que o restante dos prisioneiros seja libertado o mais rápido possível. “Já soltaram alguns. Nós gostaríamos de ver esse processo encerrado num futuro próximo”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Jennifer Psaki, sem divulgar o número exato de prisioneiros soltos nesta primeira etapa.

Ela ressaltou, porém, que a libertação de todos os 53 prisioneiros não é uma pré-condição para manter as conversações sobre migração e sobre a normalização das relações entre Estados Unidos e Cuba, agendadas para o fim de janeiro.

A porta-voz disse que a data das negociações conduzidas pela secretária-adjunta de Estado, Roberta Jacobson, ainda não foi definida. “Esperamos definir isso nos próximos dias”, disse.
Na segunda-feira (5), a porta-voz afirmara que os Estados Unidos não divulgarão a lista com os presos políticos que Havana se comprometeu a libertar e nem onde eles estão detidos.

A prometida liberação dos 53 prisioneiros é parte do anúncio feito pelo presidente dos EUA, Barack Obama, sobre o plano para normalizar as relações diplomáticas entre os dois países depois de cinco décadas de hostilidades com a ilha caribenha. Em contrapartida, três agentes cubanos que permaneciam detidos nos EUA desde 1998 também foram libertados.

(Com agências internacionais)

06 de janeiro de 2015
ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário